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IVAN GRILOPELAS FISSURAS DA MEMÓRIA
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O SIMBOLISMO DE BRONZE NA PESQUISA DE IVAN GRILO
O uso do bronze na obra de Ivan Grilo vai além de sua qualidade material e estética. Para o artista, o bronze se torna um agente de memória, um símbolo de durabilidade e permanência.Ironicamente, Grilo subverte essa ideia, utilizando o bronze para gravar frases sensíveis, que remetem à transitoriedade e à delicadeza da existência humana.
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Na obra de Marco Tulio Resende, a matéria assume protagonismo. Elementos simples como tijolos, concreto e argila deixam de ser apenas materiais brutos e se transformam em veículos de uma narrativa poética. Resende explora a capacidade da matéria de transcender sua função, utilizando-a como um meio de expressão que vai além de sua fisicalidade.
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OBRAS EM GRANDES COLEÇÕES
I & II COLECCIÓN FUNDACIÓN ARCO - Museo CA2M | III Solomon R. Guggenheim Museum -
O ESPIRITUAL NO MATERIAL
Ivan Grilo, nascido em 1986, explora a simbologia presente nos silêncios e pausas, em obras que transcendem o visual e tocam em aspectos profundos e muitas vezes invisíveis da existência humana.
O artista busca capturar o espiritual que habita o material, explorando a simbologia presente nos silêncios e nas pausas. Suas obras evocam um sentido de introspecção e contemplação, oferecendo ao público uma experiência que vai além do visual, tocando em aspectos profundos e muitas vezes invisíveis da existência humana.
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HISTÓRIAS E MEMÓRIAS ESQUECIDAS
Ivan Grilo é profundamente interessado em explorar e recuperar histórias e memórias negligenciadas ou esquecidas, especialmente no contexto da América Latina. Sua pesquisa envolve viagens pelo Brasil e pelo mundo, onde investiga arquivos locais, museus pouco conhecidos e narrações orais, criando um tecido onde fatos, lendas e mitos se misturam. -
CONFUNDO CÉU E MAR
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INTERSEÇÃO ENTRE FATO E FICÇÃO
Grilo explora a fina linha entre o fato e a ficção, propondo uma confusão intencional em suas obras. Ele combina cronologias, relatos históricos e ficções em uma narrativa não linear que reflete a complexidade da história e a dificuldade de distinguir o que é verdade do que é mito. Essa abordagem crítica desafia as hierarquias convencionais entre diferentes tipos de fontes históricas, oferecendo novas perspectivas e interpretações. -
REFLEXÃO SOBRE O TEMPO E A TEMPORALIDADE
A ideia de tempo e transformação é central na obra de Grilo. Ele investiga como o tempo altera, reduz ou amplia estruturas físicas e simbólicas, questionando a permanência e a impermanência das coisas. Sua pesquisa frequentemente aborda a evolução de espaços de poder e suas mutações ao longo do tempo, revelando a fragilidade e a transitoriedade daquilo que muitas vezes é considerado eterno ou imutável. -
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INVESTIGAÇÃO ESTÉTICA E TÉCNICA
Além de sua preocupação conceitual, Grilo possui um forte compromisso com a estética e a qualidade técnica de suas obras. Ele utiliza uma variedade de materiais, como bronze, vidro, fotografia, acrílico, vídeo e objetos encontrados, para criar peças visualmente impactantes e tecnicamente refinadas. -
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CURRÍCULO
Formação:
Em 2007, concluiu o Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.Exposições Individuais:
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“Aqui estou, estamos” (Galeria Luciana Caravello, Rio de Janeiro, 2020)
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“Amanhã, logo à primeira luz” (Casa Triângulo, São Paulo, 2019)
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“Escribe una carta de amor” (Mana Contemporary + The55project, Miami, 2018)
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“Eu quero ver” (Casa Triângulo, São Paulo, 2015)
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“Quando cai o céu” (Centro Cultural São Paulo, 2014)
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“Quase/Acervo” (Museu da República, Rio de Janeiro, 2013)
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“Ninguém” (Paço das Artes, USP, São Paulo, 2011)
Participou também do Projeto Cofre com “Estudo para medir forças” (Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, 2015).
Exposições Coletivas:
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“La Jonamérica en las colecciones CA2M y Fundación ARCO”, curadoria de Manuel Segade (Sala Alcalá 31, Madrid)
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“En Construcción” (MUNTREF - Museo de Artes Visuales, Buenos Aires, Argentina)
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“Quem não luta tá morto – Arte, Democracia e Utopia”, curadoria de Moacir dos Anjos (Museu de Arte do Rio)
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“Il coltello nella carne”, curadoria de Jacopo Crivelli Visconti e Diego Sileo (PAC – Padiglione d’arte contemporanea di Milano, 2018)
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Exposição itinerante do Prêmio Marcantonio Vilaça, com curadoria de Josué Mattos: “Verzuim Braziel” (RJ/CE/GO)
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“Lugares do Delírio”, curadoria de Tania Rivera (SESC Pompeia, São Paulo)
Participou da BIENALSUR – Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul em 2017, e da exposição “Avenida Paulista”, curadoria de Adriano Pedrosa e Tomás Toledo, no MASP - Museu de Arte de São Paulo, em 2016. Outras exposições importantes incluem “A cor do Brasil”, curadoria de Paulo Herkenhoff e Marcelo Campos (Museu de Arte do Rio), e “Tempos Difíceis”, curadoria de Pablo León de la Barra (Casa França-Brasil, 2015).
Prêmios:
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XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia (2012)
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PROAC Artes Visuais – Governo do Estado de São Paulo (2013)
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Prêmio illy sustainArt – SP/Arte (2015)
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Prêmio Foco Bradesco ArtRio (2016)
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Prêmio Fundação Marcos Amaro – SP/Arte (2017)
Foi indicado ao Prêmio PIPA (2012, 2014 e 2017) e foi finalista do XI Premio illy en ARCOmadrid (2018).
Publicações e Residências Artísticas:
Em 2019, lançou o livro-obra “Não me lembro bem”, em colaboração com a Família Editions. O livro faz parte dos acervos do The Museum of Modern Art - MoMA (Nova Iorque), Metropolitan Museum of Art (Nova Iorque), Museo Reina Sofía (Madrid) e Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), entre outros.Nos últimos anos, participou de residências artísticas em Nova Iorque (AnnexB), Maranhão (Chão São Luís), Lisboa (Triangle Network) e Pádua (Humus Interdisciplinary Residence).
Coleções:
Seu trabalho faz parte de importantes coleções, como:-
Solomon R. Guggenheim Museum
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Pérez Art Museum Miami
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Fundación ARCO - CA2M - Centro de Arte Dos de Mayo de la Comunidad de Madrid
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MASP - Museu de Arte de São Paulo
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Itaú Cultural
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MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo
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MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro
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MAM/RJ - Coleção Gilberto Chateaubriand
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MAC/USP - Museu de Arte Contemporânea de São Paulo
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Fundação Bienal de Cerveira
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Museo de la Universidad de Tres de Febrero
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