A nova promessa: Daniel Escobar

3 Setembro - 4 Outubro 2014

A partir de 03 de setembro, a Zipper apresenta A Nova Promessa, individual do artista gaúcho Daniel Escobar. Com curadoria de Daniela Labra, a mostra parodia os mecanismos comerciais que inundam o imaginário das pessoas com garantias enganosas de excelência, sofisticação e felicidade imediata. 

 

Dentre as peças expostas, um outdoor em escala natural (9m x 3m) será colocado na fachada da galeria como espaço de aluguel para anúncios comuns, mediante a assinatura de um contrato e pagamento da locação ao artista. A obra Anuncie aqui transborda os limites do circuito de arte e funciona como uma operação real de negócios, onde a arte se apropria da publicidade e vice e versa. 

 

Enquanto a obra de arte é geralmente associada à idéia de ilusão, a publicidade por sua vez é aceita como atividade pragmática. No entanto, se esta oferece um mundo tão especial apesar da barbárie, a arte permite se posicionar no extremo oposto, sendo mediadora da consciência crítica do espectador com o discurso vazio do espetáculo. 

 

 

Sobre a curadora

Daniel Labra é curadora de artes visuais e critica de arte, doutora em História e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-EBA/UFRJ). Desenvolve projetos de curadoria, escrita critica e pesquisa na área de arte visuais, atuando principalmente com os temas: arte brasileira contemporânea, arte e política e performance arte. Colabora como articulista de artes plásticas para o jornal O Globo. Curadorias selecionadas: Daniel Escobar/ Seu Lugar é Aqui, Seu Momento é Agora, Santander Cultural, Porto Alegre, 2014; Berna Reale/Vazio de Nós, MAR, RJ, 2013; Travessias, Bela Maré, RJ, 2011; Festival Performance Arte Brasil, MAM RJ, 2011; Festival Performance Presente Futuro, Oi Futuro, RJ, 2008-2010; Mostra VERBO, Galeria Vermelho, SP, 2005-2007; Investigações Pictóricas, MAC Niterói, RJ, 2009; Espaços Reversíveis, Museu Histórico de Sta. Catarina, SC, 2008; Fabulosas Desordens, Caixa Cultural, RJ, 2007; Perambulação, 2a Bienal Intl. de Arquitetura de Rotterdam, 2005; O Artista-Personagem, Centro Mariantonia, SP, 2005.