No dia 23 de janeiro, às 19h, a Zipper Galeria inaugura, juntamente com o "6º Salão dos Artistas Sem Galeria", a exposição Traços de Impermanência, individual de Matias Mesquita, artista carioca radicado em Brasília. A mostra inaugura a parceria triangular entre a Zipper Galeria, o Ateliê397 e o Elefante Centro Cultural, tendo em vista a criação e ampliação de espaços de diálogo e intercâmbio entre artistas, curadores e instituições.
Com texto de apresentação de Manuel Neves, a exposição traz trabalhos recentes do artista, apresentando a série Impermanência, em que imagens realistas do céu de Brasília, tomadas pelo artista, são delicadamente pintadas sobre a dureza e rispidez de blocos de cimento, tão presentes na banalidade da vida urbana. Nas palavras de Neves: "Esse instante efêmero, capturado e reproduzido pictoricamente, parece fixado, preso no concreto, como um lembrete de sua beleza frágil, sua provisória memória, e da inexorável passagem do tempo”.
Mesquita apresenta, também, trabalhos de uma segunda série, realizada especialmente para esta mostra, ainda sem título, que aborda a representação da fila, "emblema performático da burocracia, do controle e da coesão social", segundo Neves, tratando da inconformidade da vida individual e orgânica dos seres humanos com a cidade racional e planejada, posta metaforicamente em peças modulares de madeira, gesso, cimento e drywall, unidades fundamentais da construção da cidade moderna.
Sobre o curador
Manuel Neves (Montevidéu 1973) é crítico de Arte (AICA), historiador e curador independente. Diplomado com distinção em Teoria e práticas da linguagem e das artes na EHESS (l'École des hautes études en sciences sociales), Paris. Tem realizado projetos curatoriais e prefaciado exposições em Montevidéu, Buenos Aires, Brasília, Santiago do Chile, Lima, Miami, Paris, Porto, Roma e Washington. Obteve no Salão Municipal de Montevidéu 2004 o prêmio Projeto Curatorial e, em 2007, o prêmio Fundos concursáveis 2007 do Ministério de Educação e Cultura uruguaio, na categoria Pesquisa. Publicou três livros sobre arte uruguaia e um sobre arte brasileira. Curador residente no Elefante Centro Cultural Brasília.