A Zipper Galeria tem o prazer de inaugurar, a exposição "Águas Compostas", individual do artista Willian Santos. Por meio de sua abordagem ousada e experimental, Willian tem sua obra inspirada por técnicas como a action-painting e marcada por gestos que, além de serem furiosos e expressivos, são também meticulosos, dando atenção aos detalhes. Muitos de seus trabalhos são de grandes formatos, reflexo de sua experiência como artista urbano.
Em "Águas Compostas", Willian Santos apresenta uma série de trabalhos inéditos que expandem sua pesquisa sobre a figuração enigmática e os paradoxos visuais. Sua produção explora temas como a alquimia, mitologia, história da arte e questões ambientais, além de incorporar elementos culturais, como símbolos xamânicos e referências à cultura popular brasileira.
A pesquisa de Willian Santos é caracterizada por uma relação íntima com os materiais e processos que utiliza, enfatizando a reutilização de resíduos de suas criações anteriores. Ele adota uma abordagem de "logística reversa", onde vestígios e fragmentos de trabalhos concluídos guiam a criação de novas obras, muitas vezes transformando o suporte em um espaço que carrega memórias materiais e simbólicas.
A pintura, enquanto sua linguagem central, é desafiada e expandida por experimentações que incorporam materiais naturais e técnicas mistas. Willian utiliza a técnica da encáustica – mistura de cera de abelha e pigmentos – para criar suas obras. As superfícies ganham textura e densidade, enquanto a composição desafia a linearidade, propondo leituras que oscilam entre a memória coletiva e o subjetivo. Ao mesmo tempo, o uso de símbolos e máscaras evoca a força das tradições e dos saberes ancestrais – um rito visual que conecta o espectador ao poder da criação.
Willian Santos (Curitiba, PR, 1985) é um artista visual radicado em Florianópolis, SC. Sua obra abrange pinturas, desenhos, objetos e instalações site-specific. Iniciou sua trajetória expositiva em 2007 e, desde então, tem consolidado seu trabalho com exposições individuais e coletivas.