A terceira edição do Zipper Open (ZPR OPN), braço da Zipper Galeria no mercado secundário. A curadoria criteriosa apresenta obras de artistas que marcaram a história moderna e contemporânea, trazendo uma reflexão sobre como a percepção, a natureza e a sensorialidade são transformadas pela materialidade e pela cor.
Nesta edição, o público encontrará obras de Abraham Palatnik, Burle Marx, Cruz-Díez, Emanoel Araújo, Frans Krajcberg, Marco Tulio Resende, Megumi Yuasa, Mira Schendel, Tomie Ohtake, entre outros, compondo um rico mosaico da arte brasileira e latino-americana. Ao reunir esses artistas, com práticas distintas mas unidos por um impulso comum de investigar o espaço sensível, a exposição convida a experienciar uma geometria viva, onde cada forma, linha e material dialogam com o natural, o humano e o transcendente.
Em suas obras, Abraham Palatnik e Carlos Cruz-Díez compartilham a busca pela cor em movimento, criando vibrações ópticas e ilusão de profundidade. Mira Schendel e Tomie Ohtake exploram, cada uma a seu modo, as possibilidades do gesto e da textura para transformar a bidimensionalidade da tela em um campo poético de interações sensoriais. Burle Marx e Frans Krajcberg conectam a arte e a natureza em suas práticas, seja pela apropriação da botânica e do paisagismo como linguagem estética, seja pela materialidade expressiva dos elementos naturais, que nascem como uma resposta aos dilemas ecológicos e sociais. Emanoel Araújo e Marco Tulio Resende, por sua vez, repensam o peso e o equilíbrio das formas em narrativas que emergem dos materiais e das forças naturais que os moldam.
O projeto Zipper Open foi lançado em 2021 como um braço da Zipper dedicado ao mercado secundário. A segunda edição aconteceu em maio de 2024. O projeto reflete o compromisso da galeria em enriquecer o colecionismo brasileiro, oferecendo a colecionadores, marchands e galeristas a oportunidade de acessar obras icônicas e, ao mesmo tempo, reforçar a relevância de grandes mestres no circuito artístico.
O Zipper Open se concentra no mercado secundário, que engloba todas as vendas subsequentes de uma obra após sua transação inicial. Esse contexto possibilita não só a perpetuação da relevância histórica dessas criações, como também oferece novas camadas de apreciação e valor ao trabalho dos artistas.
Com ZPR OPN, a Zipper Galeria reafirma seu papel como agente de diálogo entre diferentes gerações de artistas.
_
Programe-se:
ZPR OPN
Encerramento: 20 de dezembro de 2024
Local: Zipper Galeria – Rua Estados Unidos 1494, São Paulo