A Zipper Galeria inaugura novo espaço expositivo no andar superior, o Zip'Up, no sábado, 19 de março, a partir das 12h. A mostra Presenças tem curadoria de Mario Gioia e apresenta trabalhos de cinco artistas convidados: Angela Varela, Bettina Vaz Guimarães, Ilana Lichtenstein, Pedro Cappeletti e Tatiana Dalla Bona.
Angela Varela exibe o vídeo Considerações no Meio da Noite. Uma filmagem trêmula remete a processos caseiros e a filmes de horror de baixo orçamento. A estrada filmada não tem iluminação o que se vê é sobretudo escuridão e, por vezes, pequenas áreas iluminadas pelo recurso nightshot. Durante o percurso foram registrados por um gravador de voz as sensações e pensamentos da artista decorrentes dessa experiência.
Bettina Vaz Guimarães continua sua pesquisa com intervenções cromáticas, utilizando pequenas estruturas de MDF que ganham tons similares à escala de cores do espaço de acordo com as diferenças de luminosidade proporcionadas pelas janelas do espaço expositivo.
Ilana Lichtenstein retratou as cidades de Tóquio e Kyoto, no Japão, com o encanto com o qual o Rio de Janeiro foi eternizado em livro por naturalistas no século XIX. O tempo é componente essencial dos elementos ternamente registrados pela artista.
Pedro Cappeletti conduz sua pesquisa sobre o desenho apresentando em Presenças trabalhos nos quais o processo torna-se o norte de sua poética. O amassar de uma página de papel com uma linha desenhada atesta o múltiplo olhar do artista sobre o entorno e a transformação do banal em algo que almeja mais.
Finalmente, Tatiana Dalla Bona suscita a infância de maneira enigmática, por meio de casacos sem pessoas a vesti-los. Outra série exibe figuras familiares quase desfeitas, de contornos pouco nítidos, retratadas a partir de telas de computador com o Skype ligado.
Mario Gioia é graduado pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo). Foi o curador, em 2010, de Incompletudes (Galeria Virgílio), Mediações (Galeria Motor) e Espacialidades (Galeria Central), além de ter feito acompanhamento crítico de Ateliê Fidalga no Paço das Artes. Em 2009, fez as curadorias de Obra Menor (Ateliê 397) e Lugar Sim e Não (Galeria Eduardo Fernandes). Foi repórter e redator de artes e arquitetura no caderno Ilustrada, no jornal Folha de S.Paulo, de 2005 a 2009, e atualmente colabora para diversos veículos, como as revistas Bravo e Trópico e o portal UOL, além da revista hispano-portuguesa Dardo. É coautor de Roberto Mícoli(Bei Editora) e faz parte do grupo de críticos do Paço das Artes.