Carolina Ponte

19 Março - 23 Abril 2011

A Zipper Galeria inaugura seu calendário de exposições individuais 2011 em 19 de março (sábado), a partir das 12h. A artista Carolina Ponte apresenta sete obras inéditas especialmente concebidas para sua primeira mostra individual na galeria. Fazem parte da exposição cinco desenhos em grande formato e duas esculturas de crochê e tapeçaria, técnicas peculiares à obra da artista. A mostra fica em cartaz até 23 de abril.

 

À obra de Carolina Ponte são intrínsecos o esmero e o tempo despendidos durante todo o seu processo de criação. Os valores artesanais e ornamentais, típicos da low-art, são incorporados ao trabalho da artista sem receios. Mais do que uma tendência, esse retorno ao ornamento é marca de uma época que busca integrar valores básicos, como apreço a modos de vida simples e mais integrados com a natureza, a um refinado senso estético e valorização da boa produção intelectual.

 

Segundo a critica Daniela Name, “os desenhos e trabalhos com crochê que Carolina Ponte apresenta nesta exposição mostram um momento da carreira da artista em que ela faz com a própria obra o mesmo movimento que executa com linhas e agulha. (...) Seu desenho detalhista e quase compulsivo se aproxima do Barroco, não apenas por sua atmosfera excessiva e pela contraposição de cores, mas por realizar um tipo de composição que vai e volta ao tema, acrescentando a ele, a cada retorno, um pouco mais de informação”. Cor e ritmo são essenciais ao trabalho da artista em quaisquer das técnicas eleitas – seus desenhos sobre papel chegam a assemelhar-se a padrões têxteis que remetem diretamente ao seu trabalho em crochê e tapeçaria.