No andar superior da Zipper, o projeto Zip’Up retoma sua programação. A partir deste ano os curadores Mario Gioia e Juliana Monachesi se revezam na curadoria das exposições. Para a abertura de fevereiro, Juliana apresenta a individual de Monica Tinoco intitulada Nova Abstração Nova.
A mostra reúne sete obras em grandes dimensões (pinturas e fotografias) e um amplo conjunto de trabalhos de pequeno e médio formatos (pinturas, colagens e ready mades). Todas as obras apresentadas têm em comum a discussão crítica e metalinguística da pintura hoje ou, mais especificamente, em tempos de hibridação de linguagens e de desmaterialização da imagem fotográfica. O assunto dos trabalhos é, sobretudo, a ideia da abstração como imagem. "A pintura figurativa não dá mais conta de refletir criticamente sobre o estatuto da imagem contemporânea. Ficou datada ou restrita a exaltar a cultura fotográfica que reina absoluta no século 21. A pintura abstrata nunca foi tão atual", defende a curadora da exposição, Juliana Monachesi.
Sobre a artista
Monica Tinoco é artista plástica. Formada em Comunicação Visual pela Faap, participa de exposições de arte desde 2006. Realizou exposições individuais no Centro Cultural São Paulo, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Museu Universitário de Arte de Uberlândia e Usina do Gasômetro em Porto Alegre. Foi premiada no 16º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia e no 37º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto.