Luz em túlia: Alessandra Duarte

21 Fevereiro - 16 Março 2013

No dia 21 de fevereiro, às 19h, a Zipper Galeria promove a abertura da exposição Luz em Túlia, individual da artista Alessandra Duarte que apresenta uma série de pinturas e fotografias inéditas inspiradas pelas ruínas do seu antigo ateliê. Já o projeto Zip’Up, exibe a individual da artista Monica Tinoco que retrata a discussão crítica e metalinguística da pintura atualmente. Ambas as exposições ficam em cartaz até 16 de março.

 

 A grande sala da Zipper recebe a segunda individual da artista Alessandra Duarte na galeria. Em 2011, Alessandra apresentou a exposição “Já Vou” com curadoria de Mario Gioia e, nesta mostra, a artista expõe uma série de pinturas e fotografias inéditas, que foram produzidas no decorrer de 2012, sobre as ruínas e arquitetura destruída de seu antigo ateliê em São Paulo, quase um ano após sua demolição. “Tenho voltado com frequência ao ateliê demolido e desenvolvi uma série de pinturas baseadas nesse ambiente, nos restos do ateliê, no entulho que sobrou. Me interesso por essa tema, pois encontrei elementos de paisagem natural, artificial e arquitetura dentro de um mesmo espaço em que pesquisei esses mesmos elementos durante meu trabalho naquele local”, explica Alessandra.

 

Esta é a primeira vez que a artista apresenta uma série de fotografias. “Misturo telas a óleo e fotografias da mesma temática. Procuro borrar a linha entre o real e o imaginário, onde uma tela pode parecer tão real ou imaginária quanto uma fotografia”, destaca Alessandra. Esse interesse da artista pelas ruínas de seu antigo ateliê a fomentaram a explorar outros caminhos em seu trabalho. Alessandra criou o que denomina de “pinturas-instalações” feitas em lugares destruídos e abandonados pela cidade de São Paulo. Nestes trabalhos, que também podem ser vistos como intervenções urbanas, a artista procura uma maneira de expandir a pintura para além dos espaços expositivos e abri-la em direção a paisagem urbana.

 

Sobre a artista

Alessandra Duarte - Nascida em São Paulo, formou-se em Artes Plásticas e História da Arte no Bard College, Nova York em 2007. Em 2012 foi selecionada para participar do 63° Salão de Abril em Fortaleza e teve uma individual no programa Individuais Simultâneas no Museu de Arte de Goiânia, GO. Em 2011 participou das exposições coletivas Gira em CABA - Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina, Convivendo com Arte: Pintura Além dos Pinceis no Centro de Exposições Santander em São Paulo, do 43° Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. Na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, foi selecionada para a exposição coletiva do Programa de Exposições 2011 do Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP) e participou da exposição itinerante, Até Meio Quilo, através da qual apresentou o seu trabalho na Pinacoteca de Santos, Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), Museu de Arte Contemporânea de Jataí (MAC), e o Museu Eugênio Teixeira Leal (Salvador, BA), entre outros. Em 2008 participou de exposições coletivas na A.I.R. Gallery e Soho20 Gallery, ambas em Chelsea. Voltou ao Brasil em 2009 onde sua primeira exposição individual foi Já Vou (2011), com curadoria de Mario Gioia, na Zipper Galeria.