No dia 18 de maio, às 14h, a Zipper Galeria abre no espaço Zip’Up a exposição A Direção do Vento Predominante II, de Victor Lema Riqué, com curadoria de Juliana Monachesi. A mostra apresenta uma série de seis desenhos em carvão sobre papel realizados entre 2012 e 2013, além de um trabalho em carvão e tinta acrílica sobre tela e um conto, chamado Alêm do Ángulo.
Na série, que dá continuidade a La Dirección del Viento Predominante I, apresentada no ano passado na Galeria del Paseo, em Punta del Este, no Uruguai, Victor sugere visitas ou momentos neutros de observação e contemplação sobre dominantes figuras arquitetônicas.
“As imagens podem levar, ou não, a um campo mais profundo de observação por meio de fugas e perspectivas que nos permitam chegar a leituras mais avançadas. Conceitos de aridez, solidão, felicidade, sendas e silêncios, estão presentes por meio de vazios metafóricos”, explica o artista.
As obras, marcadas pelo intenso contraste de preto e branco, levam a reflexões que vão além daquilo que se vê. “Depois de um primeiro plano plástico, talvez existam outras superfícies e paradoxos para investigar”, diz Victor.
Além da nova série de desenhos, Victor Lema Riqué exibe uma tela produzida em carvão e tinta acrílica, que faz parte do projeto Y Garibaldi, como Hablaba el español?, a ser exibido em 2014 no Museu de Artes Visuais de Montevidéu, Uruguai. Na exposição será ainda apresentado o conto “Alêm do Ángulo”, escrito pelo artista.
Sobre o artista
Victor Lema Riqué. Artista plástico e multimídia uruguaio. Vive e trabalha em São Paulo desde 1980. Estudou na escola de Comunicação e Arte da USP até 1984. Atualmente, trabalha de forma multidisciplinar. Tem realizado diversas mostras individuais e coletivas em países da Europa, América Latina e nos Estados Unidos. Seus vídeos performáticos têm participado de várias mostras internacionais.