- Daniel Mullen, Continuum (Future Monuments 009), 2020
- Hildebrando de Castro, Relevo , 2022
- André Penteado, Reprodução da pintura Nobre Veneziano de Veronese, 2017
- Camille Kachani, Sem Título , 2021
- João Castilho, Morro vermelho, 2019
- Abraham Palatnik, W-565, 2014
- Adriana Duque, Eda , 2022
- Fernando Velázquez, da série Mindscapes, #115
- Geraldo de Barros, Sem Título, 1990
- Helio Oiticica, Metaesquema , Déc. 50
- Mira Schendel, Sem título , 1962
- Luiz Zerbini, Sem Título , 2006
- Tunga, Trança, Déc. 80
- Tunga, Sem título, Dec. 80
- Waltércio Caldas, Sem título, 1976
- Janaina Mello Landini, Ciclotrama 279 (superstrato) , 2022
- Rizza, Centelha , 2022
- Rizza, Da série Ilusionismo , 2022
- Laura Villarosa, Joá , 2022
- Judith Lauand, Sem Título , 1958
- Judith Lauand, Sem Título , 1958
- Judith Lauand, Sem Título , 1958
- Judith Lauand, Sem Título , 1958
- Amélia Toledo, Sem Título, déc. 1970
- Amélia Toledo, Sorriso de menina , 1976
- Flávia Junqueira, Teatro Copacabana Palace, 1949 #1 , 2022
- Iran do Espirito Santo, IES652 , 2001
- Cândido Portinari, Menina , 1938
- Laura Villarosa, Joá , 2022
- Katia Maciel, Colar , 2009
- Sandra Cinto, Sem Título, s. d.
- Ubi Bava, Olhos que te olham , 1975
- Hildebrando de Castro, Brise , 2022
De 24 a 28 de agosto, a nova feira da SP–Arte ocupa a ARCA, na Vila Leopoldina, com a participação de 70 expositores e, dentre eles, está a Zipper Galeria, que ocupará o stand B10.
Por ocasião do eixo curatorial proposto pela feira, a galeria se debruça na multiplicidade de seu acervo, cobrindo um arco temporal que vai desde produções emergentes a nomes consagrados na arte brasileira. É nesse contexto que apresentamos a exposição "Lembranças Encobridoras".
Com curadoria de Icaro Ferraz Vidal Junior, foram reunidas obras inspiradas na tradição construtiva, consolidada nos movimentos concreto e neoconcreto, e desdobrada contemporaneamente em poéticas que investigam a percepção, o corpo, o espaço e a informação. Na outra, apresentamos trabalhos que dialogam com uma estética associada ao barroco e a movimentos que marcaram a cena artística brasileira, do período colonial até os primeiros anos do século XX.
"Lembranças Encobridoras" não tem a pretensão de acessar nenhuma verdade inconsciente sob as intricadas tramas da cultura brasileira. Busca, mais modestamente, instaurar um trânsito entre esses dois conjuntos de obras, representativos de tendências e questões raramente reunidas em um imaginário de brasilidade que acolha a diversidade e as contradições tão caras à nossa cultura.