• KATIA MACIEL E O MAR:
     
    ENCONTRO EM QUATRO OBRAS
  • Nascida e criada no Rio de Janeiro, Katia Maciel é uma artista que carrega em sua produção as marcas de uma cidade moldada pelos mares. Tendo crescido com visitas às praias como programa obrigatório dos finais de semana em família, e também inspirada pela Floresta da Tijuca – a maior floresta urbana do mundo –, sua pesquisa poética hoje busca encontrar conexões nos contrastes entre a força vital da natureza e a solidez regular das construções humanas.

    Para Maciel, o mar, para além de uma temática recorrente, é também resguardo que faz parte de um processo criativo que exige respiros.

  • '+2' Qual a distância do horizonte? Como alcançá-lo se, à medida que nos aproximamos, ele recua para longe? Em +2...
    Katia Maciel, “Mais dois”, 2008-2012

    "+2"

    Qual a distância do horizonte? Como alcançá-lo se, à medida que nos aproximamos, ele recua para longe?

    Em +2 , Katia Maciel e André Parente exploram a relação entre o corpo e o infinito em um vídeo performático ao lado do também artista André Parente.

    Deitados, sucessivamente, ao longo de um deque, os dois compõem uma linha , numa tentativa de medir a imensidão daquilo que escapa.

  • 'Ondas: Um Dia de Nuvens Listradas Vindas do Mar' Nesta instalação interativa de larga escala a artista integra duas projeções,...
    Katia Maciel, “Ondas: Um dia de nuvens listradas vindas do mar”, 2006–2014

    "Ondas: Um Dia de Nuvens
    Listradas Vindas do Mar"

    Nesta instalação interativa de larga escala a artista integra duas projeções, dois sentidos da palavra onda: movimento do mar e pulsação da energia.

    Na tela frontal, são projetadas as ondas do mar; no piso, a areia da praia. O que o espectador tem diante de si é o acúmulo vertical das ondas, até que a tela se enche como um copo d'água. No piso, estamos sobre a intensidade de ida e volta de cada onda. Uma tela transborda sobre a outra.

    Este trabalho remete às memórias da infância da artista, quando de braços estendidos diante do mar esperava de que as ondas subissem como em um copo de água O subtítulo é uma referência a uma frase do livro O Retrato de um artista quando jovem de James Joyce.

  • 'Mar Adentro' Em Mar Adentro, o conceito de “cubo branco” cede espaço para uma praia que nos convida a desacelerar...
    Katia Maciel, “Mar Adentro”, 2014

    "Mar Adentro"

    Em Mar Adentro, o conceito de “cubo branco” cede espaço para uma praia que nos convida a desacelerar o passo na visita aos museus e galerias.

    Neste trabalho, as projeções de ondas surgem aos pés dos visitantes à medida que estes se movimentam. A artista propõe uma coreografia sincronizada entre o visitante e a água, e reflete sobre nossas experiências urbanas dessincronizadas com a natureza.

  • 'E todos os dias eu sonho com o mar' Desde pequena, Maciel carrega o mar dentro de si, de maneira...
    Katia Maciel, frame de “E todos os dias eu sonho com o mar”, 2024

    "E todos os dias eu sonho com o mar"

    Desde pequena, Maciel carrega o mar dentro de si, de maneira tal que seu inconsciente a faz sonhar com ele quase diariamente Das anotações que fez quando acordava, desdobrou-se esta obra, um trabalho audiovisual apresentado na exposição Um Quarto de Mar, na Pinakotheke Cultural do Rio de Janeiro, no segundo semestre de 2024.

    Nele, a artista faz do mar,um personagem. Recorrendo à poesia, linguagem central em toda sua produção, Maciel construiu uma narrativa guiada por textos que aparecem sobre imagens de arquivos pessoais e revisitações de trabalhos anteriores, propondo que o visitante navegue pelo seu fluxo de memória. “Puxo o horizonte, me cubro com o mar”, diz uma das frases.

  • CONHEÇA OUTROS TRABALHOS DE KATIA MACIEL

    • Katia Maciel Quarto de mar e Caixa mar (díptico), 2024 Serigrafia sobre espelho 30 x 100 cm Edição: 3 Series: Série Cósmicas
      Katia Maciel
      Quarto de mar e Caixa mar (díptico), 2024
      Serigrafia sobre espelho
      30 x 100 cm
      Edição: 3
      Series: Série Cósmicas
    • Katia Maciel Eclipse, 2024 Serigrafia sobre espelho 66 x 96 cm Edição: 3 Series: Cósmicas
      Katia Maciel
      Eclipse, 2024
      Serigrafia sobre espelho
      66 x 96 cm
      Edição: 3
      Series: Cósmicas
    • Katia Maciel Infinito, da série Cósmicas, 2024 Papel perfurado sobre espelho 66 x 96 cm
      Katia Maciel
      Infinito, da série Cósmicas, 2024
      Papel perfurado sobre espelho
      66 x 96 cm
    • Katia Maciel O horizonte de perto é longe [The horizon is closely far away], 2017 glass and mirror 50 x 90 cm edição: 3
      Katia Maciel
      O horizonte de perto é longe [The horizon is closely far away], 2017
      glass and mirror
      50 x 90 cm
      edição: 3