Artistas: Emika Takaki (SP), Fava da Silva (RJ), Ian Salamente (RJ), Iuri Dias (SP/MS), Jesus José (GO), João Guilherme Parisi (SP), Luana Lins (SP), Mauro Yamaguti (SP), Rafael de Almeida (GO) e Telma Gadelha (BA/RJ).
A 16ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo portal Mapa das Artes, começa a partir de 18/01/2025 na Zipper Galeria e apresenta obras dos 10 artistas selecionados, permanecendo em cartaz até 15/03/2025. O Salão concedeu ainda este ano o Prêmio Estímulo Fora do Eixo a Beatriz Pessoa (artista nascida no Maranhão e residente em Minas Gerais).
O júri foi formado por Alef Bazilio (produtor e curador independente), Paulo Gallina (professor, pesquisador e curador independente) e Renato De Cara (curador independente e diretor do Paço das Artes-SP).
O Salão dos Artistas Sem Galeria tem como objetivo avaliar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos que não tenham contratos verbais ou formais (representação) com qualquer galeria de arte na cidade de São Paulo. O Salão tradicionalmente abre o calendário de artes em São Paulo e é uma porta de entrada para os artistas selecionados no circuito das artes.
Sobre o Mapa das Artes
Criado em 2004 pelo jornalista Celso Fioravante, o Mapa das Artes é o portal de artes visuais mais completo do Brasil, com programação e serviço de museus de todos os Estados do país. O site dispõe de seções diversas, como a dedicada aos salões de arte, com datas e editais; a seção Curtas, com matérias e serviço sobre acontecimentos, eventos e assuntos de interesse do público de artes visuais; além das colunas Supernova, com notas quentes; e seções dedicadas a eventos, mercado de arte, prêmios, personalidades, política cultural, arquitetura, web, patrimônio, polêmicas, críticas e notícias diversas de artes plásticas editadas nos principais veículos jornalísticos do mundo. Sua cobertura abrangente faz do Mapa das Artes uma peça fundamental para o desenvolvimento do circuito brasileiro de arte.