Jessica Costa é finalista do Loewe Foundation Craft Prize

Selecionada entre mais de 4.600 candidatos, a artista se destaca por suas esculturas têxteis
February 13, 2025
Jessica Costa é finalista do Loewe Foundation Craft Prize

A artista brasileira Jessica Costa, representada pela Zipper Galeria, foi selecionada como finalista do prestigioso Loewe Foundation Craft Prize 2025. Entre mais de 4.600 candidatos de 133 países e regiões, Costa figura entre os 30 artistas escolhidos para a shortlist do prêmio, que celebra a excelência e inovação no artesanato contemporâneo. A exposição dos finalistas ocorrerá no Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, em Madri, entre os dias 30 de maio e 29 de junho de 2025. O vencedor será anunciado no dia 29 de maio e receberá um prêmio de €50.000.


Formada em design, Costa migrou sua experiência no universo da confecção de roupas para o campo das artes visuais. Reconhecida por suas pesquisas em materiais têxteis, Jessica Costa investiga as potencialidades dos tecidos e fibras na construção de formas orgânicas e envolventes. Sua pesquisa revisita a tapeçaria e subverte as convenções que legitimam o que é considerado "arte". Ao transformar a tapeçaria em elementos arquitetônicos e escultóricos, Costa cria experiências sinestésicas e imersivas. Seu trabalho transita entre abstração e figuração, muitas vezes remetendo a fragmentos do corpo humano.

 

Jessica Costa – Sobejos XII – 2024 – Tapeçaria em tufagem manual com fios de lã natural – 220 x 130 x 50 cm


Com referências à tapeçaria medieval e ao movimento Arts & Crafts, a artista utiliza a técnica da tufagem para "pintar" e "esculpir" suas criações, formando objetos densos, escultóricos, porém macios e aconchegantes. Esses elementos dialogam com o espaço expositivo e ampliam a percepção sobre a materialidade e o fazer artesanal.


A Zipper Galeria apresentará uma obra inédita de Jessica Costa na próxima edição da SP-Arte, que acontece de 2 a 6 de abril de 2025. O trabalho estará em destaque no estande da galeria.