Fernando Velázquez apresenta a performance "Zonas Críticas" no Sesc Pompeia

De 12 a 14 de fevereiro de 2025
February 6, 2025
Fernando Velázquez apresenta a performance "Zonas Críticas" no Sesc Pompeia

Entre os dias 12 e 14 de fevereiro, o artista, curador e educador Fernando Velázquez apresenta no Sesc Pompeia a performance "Zonas Críticas – 11 Vinhetas Minerais à Margem". Trata-se de um experimento de audiovisual expandido que propõe uma reflexão sobre a relação entre o mundo digital e a materialidade do planeta, por meio de vinhetas generativas que atravessam diferentes tempos e escalas.

 

O trabalho se inspira no conceito científico de "zonas críticas", que designa a fina camada do subsolo terrestre essencial para a vida, mas que hoje enfrenta desequilíbrios ameaçadores. A partir desse eixo, Velázquez constrói um percurso de imagens e sons que evocam seres híbridos, figuras mitológicas e vozes artificiais, cruzando oceanos, micélios, terremotos e a intervenção humana na paisagem.

 

Cada uma das 11 vinhetas que compõem a performance mergulha em referências históricas e artísticas, evocando desde as esculturas de Franz Xaver Messerschmidt e pinturas de Francis Bacon até as naturezas transformadas de Arcimboldo. Em cena, o digital se funde com o orgânico, lembrando que a tecnologia que utilizamos é também feita de elementos naturais: silício, ouro, cobre, estanho e, como provoca o artista, resquícios de dinossauros.

 

Sobre o artista

Fernando Velázquez (Montevidéu, Uruguai, 1970) é artista, curador e educador. Investiga as diversas formas pelas quais a tecnologia media a percepção no contexto da arte, ciência e tecnologia e as epistemologias ancestrais. Seu trabalho inclui instalações, site-specific, objetos, vídeos e performances audiovisuais. Possui mestrado em Moda, Arte e Cultura, pós-graduação em Vídeo e Tecnologias On e Off-line, e outra em Gestão Cultural Contemporânea. Participou de exposições como Mundo de Redes (Centro Pompidou, França, 2022), The Matter of Photography in the Americas (Cantor Arts Center, Stanford University, EUA, 2018) e a Bienal do Mercosul (Brasil, 2009). Recebeu, entre outros, o Fundo de Cultura (Uruguai, 2019), o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (Brasil, 2009) e o Prêmio Vida Artificial (Espanha, 2008), e realizou residências no Ircam/Pompidou e em MC93. (Paris). Entre 2015 e 2018 foi curador e diretor artístico da Red Bull Station. Atualmente é professor da pós EAD, Arte Contemporânea e Audiovisual (FAAP/Uol).

 

Programe-se

Zonas Críticas – 11 Vinhetas Minerais à Margem
Local: Sesc Pompeia - Espaço Cênico - R. Clélia, 93 - Água Branca, São Paulo - SP
Data: 12, 13 e 14 de fevereiro (quarta, quinta a sexta)
Horário: 20h30
Entrada gratuita (retirada de ingressos com 1 hora de antecedência)
Classificação: Livre

 

Para mais informações, acompanhe a programação do Sesc Pompeia