Zipper indica: 4 museus para visitar durante o recesso de final de ano da galeria

Confira as programações do MASP, Pinacoteca de São Paulo, CCBB e MAC-USP enquanto a Zipper Galeria estiver fechada para recesso
December 19, 2024
Zipper indica: 4 museus para visitar durante o recesso de final de ano da galeria

 

Durante os dias 20 de dezembro a 05 janeiro de 2025, a Zipper Galeria estará fechada para recesso de final de ano. Pensando nisso, nós selecionamos uma lista de exposições de arte que você não pode deixar de conferir e que estarão abertas neste período em São Paulo. Todos os equipamentos culturais indicados aqui estarão funcionando normalmente durante o recesso, fechando apenas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1º de janeiro. Então não deixe de programar sua visita. 

Desejamos boas festas a todos e até 2025! 

 

Conteúdo do artigo:

 


MASP


O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) está encerrando o ciclo de sua programação dedicada ao tema “Histórias da Diversidade”, apresentando as exposições coletivas “Histórias LGBTIA+”, “Serigrafistas Queer: Liberdade para as sensibilidades”, além da “Sala de vídeo: Manauara Clandestina”, no icônico prédio recentemente batizado como Lina Bo Bardi, em homenagem à sua arquiteta. O grande destaque está para a primeira, que ocupa o principal espaço expositivo do museu com mais de 150 obras e centenas de documentos, que mostram a multiplicidade da produção e das narrativas homoafetivas, especialmente após a crise do HIV/AIDS nos anos 1980.


Saiba mais sobre essa programação, acessando o site do museu

Serviço: 

Endereço: Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista – São Paulo, SP

Funcionamento: terças, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até às 17h); fechado às segundas e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01º de janeiro. 

Ingresso: R$ 35 - 70 | terças e primeiras quinta-feiras do mês grátis (agendamento on-line obrigatório pelo link masp.org.br/ingressos)


Pinacoteca de São Paulo

O museu apresenta atualmente nove exposições temporárias no complexo Pina, que contempla três unidades localizadas entre o bairro da Luz e Santa Ifigênia.


No edifício Luz, estão “Entre a cabeça e a terra: arte têxtil tradicional africana”, “Caipiras: das derrubadas à saudade” e “Irawo Bori: oferenda para a cabeça cósmica” nas salas expositivas; “Dan Lie: deixar ir” no Octógono; e a instalação “Nessa terra, em se plantando tudo dá”, de Jaime Lauriano, no segundo andar do museu, como parte do programa “Uma Obra”. 


Na Pina Estação, você pode conferir “Renata Lucas: domingo no parque” e “A forma do fim: esculturas no acervo da Pinacoteca”. Já na Pina Contemporânea estão a coletiva “Era uma vez: visões do céu e da terra” e “Gabriel Massan: Terceiro Mundo, a dimensão descoberta”


Saiba mais sobre essa programação, acessando o site do museu


Serviço:
Endereços:
Pina Luz - Praça da Luz, 2 - Luz, São Paulo - SP
Pina Estação - Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia, São Paulo - SP
Pina Contemporânea - Av. Tiradentes, 273 - Luz, São Paulo - SP
Funcionamento:
De quarta a segunda, das 10h às 17h30 na Pina Luz, e até às 18h nas demais unidades. Fechada às terças-feiras e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01º de janeiro. 

Ingresso: R$15 - 30 (sábados gratuitos)


CCBB

Neste mês de dezembro, o Centro Cultural Banco do Brasil inaugurou a exposição “Flávio Cerqueira - Um escultor de significados”, que ocupa todos os andares de seu edifício histórico. Com curadoria de Lilia Schwarcz, a primeira individual institucional do artista paulistano celebra seus 15 anos de carreira, exibindo obras, sobretudo, feitas em bronze, que retratam pessoas negras observadas no dia a dia, imersas em seu próprio cotidiano.


Saiba mais sobre essa programação, acessando o site do museu


Serviço:
Endereço: R. Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP
Funcionamento: De quarta a segunda, das 09h às 20h. Fechado às terças-feiras e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01º de janeiro. 

Entrada gratuita


MAC-USP

Durante o período de reformas do Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP) está sediando a 38º edição do Panorama da Arte Brasileira, uma exposição tradicional do MAM, que acontece desde 1969 no intuito de mapear e lançar luz sobre o que há de melhor na produção de arte nacional emergente na atualidade. Neste ano, a edição recebeu o título de “Mil Graus”, por refletir criticamente a realidade brasileira sob a noção de “calor-limite”, uma temperatura que provoca transformações ou que derrete e desmancha todas as coisas.


Saiba mais sobre essa programação, acessando o site do museu


Serviço:
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 - Vila Mariana, São Paulo - SP
Funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 21h. Fechado às segundas-feiras e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01º de janeiro. 

Entrada gratuita