Conteúdo do artigo:
Quem é Jessica Costa?
Jessica Costa é uma artista visual natural de São Paulo, cujo trajeto artístico iniciou-se a partir de sua formação na indústria da moda. Ao longo de mais de uma década, ela explorou diversas técnicas têxteis e, aos poucos, foi as entendendo como poderosas ferramentas de expressão artística visual.
Atualmente, Jessica trabalha com a tapeçaria, mais especificamente com a “tufagem”, uma técnica que consiste em intervir com uma pistola elétrica e pneumática sobre uma base de tecido. Suas peças consistem em composições orgânicas e coloridas que se relacionam com o espaço, instalando-se como site-specific nas quinas e entremeios das arquiteturas.
Jessica Costa, O que me consome III, 2021
No cerne de sua produção, Costa brinca entre os limites das linguagens artísticas, desafiando suas premissas teóricas. Enquanto o desenho tradicional encontra sua essência na linha e a pintura na mancha, Jessica "pinta com fios". Ela investiga as possibilidades pictóricas do diálogo entre o fazer manual e a maquinofatura. As peças, que já incorporam textura e volume intrínsecos ao material e à técnica utilizados, são ainda submetidas à tradicional exploração de tridimensionalidade da pintura: o uso de degradês de cores para criar a ilusão de profundidade e relevo.
Visite a exposição de Jessica Costa
Se você se interessou por conhecer mais da produção da artista, aqui vai uma recomendação. Seus trabalhos estão compondo uma ocupação artística no Centro Cultural Fiesp de São Paulo, intitulada “Te Espero Aqui Dentro”, que estará aberta à visitação até o dia 28 de janeiro de 2024. Não perca!