Conteúdo do artigo:
Quem é Fábio Baroli?
Fábio Baroli é um artista natural de Uberaba, Minas Gerais, que iniciou sua jornada artística produzindo retratos a óleo. Apesar de dedicado sobre as telas grandes, foi a sua primeira série de pinturas em pequenos formatos, "Narrativas Privadas", de 2009, que marcou um ponto de virada em sua carreira, sendo a responsável por sua inserção no circuito do mercado artístico.
Em geral, suas produções se desdobram em gêneros tradicionais como retratos, paisagens e naturezas-mortas, revelando uma visão de mundo enraizada em sua vivência interiorana e inspiração nos trabalhos de Almeida Júnior – artista brasileiro pioneiro em retratar o homem comum em seu cotidiano.
Um aspecto interessante de se notar nos bastidores do trabalho de Baroli, é sua constante movimentação geográfica, que traz novos estímulos e impactos em suas produções. Desde sua mudança para São Paulo, em 2018, coincidentemente, suas figurações humanas passaram a ceder protagonismo às paisagens e aos entornos. Um exemplo notável dessa fase é sua série "Selva-Mata", de 2019, que explora a ambiguidade da palavra "mata” por carregar o significado tanto do sujeito “floresta”, quanto do verbo “matar”. Aqui, Baroli explora a exuberância pictórica dos verdes em contraste com cores destoantes do geral cenário natural, como o rosa, para simbolizar a ação humana sobre esses espaços.
Fábio Baroli, Sem título, da série "Selva-Mata", 2019.
Mais recentemente, o artista tem trabalhado em Cotia, o que correspondeu com o retorno da figura humana em diálogo com as paisagens em seus trabalhos. Partindo do seu acervo pessoal de fotografias, Baroli agora pinta diferentes telas que têm em comum as escalas e os intervalos de fundo bege. Tais elementos, possibilitam conexões visuais e até sobreposições que as reconfiguram em novas narrativas, sem a necessidade de restringi-las em séries.
Indicado ao Prêmio Pipa 2012 e com obras presentes em grandes acervos brasileiros, como os dos museus MAR e MAM do Rio de Janeiro, Fábio Baroli vem solidificando seu espaço na arte contemporânea brasileira por meio de seu olhar sensível à essência do cotidiano.
Visite a exposição do artista
Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Fábio Baroli, anote esta dica: amanhã, dia 03 de agosto, será inaugurada sua próxima individual na Zipper Galeria. A exposição "Deitar o vermelho sobre o papel branco para bem aliviar seu amargor", com curadoria de Galciani Neves, vai trazer uma uma reflexão sobre a história e as lutas das comunidades marginalizadas, por meio das pinturas mais recentes do artista.
"Fábio Baroli, Gênesis, 2023"
Serviço:
Abertura da exposição individual – Fábio Baroli
“Deitei o vermelho sobre o papel branco para bem aliviar seu amargor”
Horário: Quinta-feira, 03 de agosto de 2023, 19h – 22h
Em cartaz até 02 de setembro de 2023
R. Estados Unidos 1494, Jardim América – Tel. (11) 4306-4306
Segunda a sexta, 10h/19h; sábado, 11h/17h