Daniel Mullen Glasgow, Escócia, b. 1985

Daniel Mullen nasceu em 1985, em Glasgow, na Escócia, e vive e trabalha em Rotterdam. O pintor abstrato formou-se em 2011 na Gerrit Rietveld Academy, na Holanda.

 


O artista escocês cria obras opticamente deslumbrantes utilizando um processo que inclui a aplicação de camadas finas e translúcidas de tinta sobre linho exposto. Para Mullen, a técnica é central para o seu conceito. Precisas e angulosas, estas obras geométricas de difícil execução são obtidas através de um processo exigente e minucioso de medir e gravar as suas telas.


Entre as exposições nacionais e internacionais das quais participou estão as individuais "Ephemeral Fields”, na Galeria Kogan Amaro (Zurich, 2021); “In a Realm of Luminescence”, na Elan Fine Art (Vancouver, 2019) e “Shifting Perceptions” no Marian Cramer Projects (Amsterdam, 2019); e as coletivas "The Royal Prize for Painting", no Palais Amsterdam (Amsterdam, 2014) e "Ostrale Bienniale 019" (Desdren, Alemanha, 2019).


O artista foi recipiente do prêmio Summer show Nieuw Dakota and Francis Boeske Projects, em 2017, e seu trabalho integra importantes coleções como FAMA Museu, em Itu, São Paulo, Akzo Noble, na Holanda, Hughes Hubbard And Reed Llp, em Miami e Edison Investment Research, em Londres.