Cinco fatos que provavelmente você não sabia sobre a Zipper

Te convidamos a conferir alguns fatos curiosos que fazem da Zipper uma galeria que está sempre à frente quando o assunto é inovação.
Novembro 9, 2022
Cinco fatos que provavelmente você não sabia sobre a Zipper

Fundada em setembro de 2010 por Fabio Cimino, juntamente com seu filho e sócio Lucas Cimino, a Zipper é uma galeria bastante singular no mercado artístico brasileiro. Com um foco essencial em artistas do mercado primário, ela é comprometida em apresentar a chamada “nova arte contemporânea” no Brasil. Por isso, te convidamos a conferir alguns fatos curiosos que fazem da Zipper uma galeria que está sempre à frente quando o assunto é inovação.


Conteúdo do artigo:


  • Por que “Zipper”? 

  • A Zipper é a primeira galeria de arte a neutralizar o carbono no Brasil

  • Zip’Up e a fomentação de jovens artistas

  • Pioneira e entusiasta da modernidade e novas tecnologias

Por que “Zipper”?

A inspiração para o nome da galeria veio a partir de uma obra icônica do artista Nelson Leirner, chamada “Homenagem à Fontana”, que é feita de lona e zíper. A peça, originariamente interativa, faz parte de uma série de múltiplos criados pelo artista em 1967, que foi premiada na Bienal de Tóquio do mesmo ano. Hoje ela compõe a coleção de mercado secundário da galeria, chamado Zipper Open.

“Homenagem à Fontana”, de 1967

 

A Zipper é a primeira galeria de arte a neutralizar o carbono no Brasil e tem diversas iniciativas que priorizam o meio-ambiente

Fábio Baroli, Sem Título (série SELVA-MATA) 2019

 

Desde 2021, a Zipper possi uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica que a torna carbono-negativa. Ou seja, de forma prática, isso acontece a partir do cálculo de emissão de carbono anual causado pela atividade comum da galeria, assim, sob o controle da Fundação, a Zipper garante a compra e plantio de mudas de árvores nativas.


Além disso, a galeria também se preocupa com a produção de energia limpa, alternativa e renovável por meio dos paineis solares instalados no espaço – que geram mais do que é consumido internamente – e em repor a madeira, principal matéria-prima utilizada na produção de obras de arte. Essa segunda ação é traduzida em “1 obra = 1 àrvore”, onde a Zipper se compromete em plantar uma árvore na área de reflorestamento do Vale da Grama (MG) a cada obra vendida. 

Vale ainda ressaltar a adoção de soluções alternativas também com as pequenas atividades corriqueiras, que vai desde a limpeza interna feita com produtos plant based, livre de químicos não biodegradáveis, até a logística reversa de garantir que as embalagens que chegam até os consumidores da Zipper sejam compensadas ambientalmente.

Zip’Up e a fomentação de jovens artistas


Vista da exposição da artista Cristina Suzuki no programa Zip’Up


Você já deve saber que a Zipper é comprometida com o mercado primário e focada em apresentar a nova arte contemporânea no Brasil. Mas isso fica ainda mais evidente com o programa Zip’Up, criado apenas um ano após a inauguração da galeria com o intuito de receber e dar visibilidade a artistas emergentes. 


A Zipper também é, há mais de uma década, sede da mostra anual do Salão dos Artistas Sem Galeria, uma iniciativa organizada pelo Mapa das Artes, que serve como porta de entrada para jovens artistas no circuito mercadológico.

Pioneira e entusiasta da modernidade e novas tecnologias

Frame da NFT “Queima”, 2021 de Camila Soato

 

Provavelmente, o fato da galeria estar presente no metaverso não deve te surpreender, afinal a galeria está constantemente se atualizando e buscando promover novos movimentos. Mas talvez você não saiba que ela é a galeria pioneira em ter o NFT como parte do programa, com o incentivo de produção aos artistas. No site Zipper NFT, você pode encontrar alguns artistas representados, como Marcelo Tinoco, Katia Maciel, Monica Piloni, Flávia Junqueira e Camila Soato, que se lançaram ao desafio de adentrar este universo. 

Essa paixão por estar sempre à frente, se reflete também na constante atualização das plataformas e redes sociais. Atualmente, a Zipper é a galeria de arte que possui o maior número de seguidores no Instagram da América Latina, ultrapassando a faixa de 100 mil.

Visite a Zipper

Gostou de saber mais sobre alguns princípios que regem e destacam a galeria? Aproveite para conhecê-la de perto! Visite a Zipper na R. Estados Unidos, 1494, em São Paulo.

 

About the author

Giovana Nacca

Giovana Nacca é artista visual por formação universitária, redatora em portais de arte contemporânea e criadora de conteúdo no Instagram @gisplicando.