Celina Portella é uma artista que busca trazer novas perspectivas através de seus trabalhos de fotografia e pintura. É conhecer mais de sua obra, incluindo suas exposições portfólio na Zipper, através de seu possível.
Conheça e se aprofunde no universo do artista.
-
Quem é Celina Portella
-
Vida Artística de Celina Portella
-
Exposições na Zíper
-
Exposição Corpo Da Obra
Quem é Celina Portella
Celina Portella (Rio de Janeiro, 1977), é uma artista plástica brasileira. A carioca estudou Design naUC-Rio, se formou em Artes Plásticas através da Université Paris VIII (Saint-Denis França) e atualmente vive e trabalha em São Paulo.
Celina Portella, RISCO, 2020, Telas cortadas, 190 x 140 cm
Durante sua trajetória, a Celina realizou diversos projetos na área da dança, não apenas como bailarina, mas também coreógrafa e isso se reflete visivelmente em seu trabalho de arte. Suas obras não se limitam à tela e tinta , Portella comumente utiliza seu corpo para gerar performances que sobrepõem e completam os projetos construídos através de fotografias, esculturas e pinturas. Sua obra também é por uma comunicação com a arquitetura dos ambientes.
Vida Artística de Celina Portella
Em sua carreira como artista, Celina se destacou internacionalmente graças às suas exposições de arte e premiações das quais foi indicada e premiada.
A artista foi premiada no Sálon Acme/Residência Casa Wabi em Oaxaca, no México (2020); XX Bienal Internacional de Artes Visuais de Santa Cruz, na Bolívia (2016), e no II Concurso de Videoarte da Fundaj, em Recife (2008). Já entre ICCO pode-se citar o Bolsa/SP-Art2016 Prêmio de Aquisição EFG Bank & Art-Nexus, na SP-Arte 2015 e Prêmio Pipa 2013 e 2017.
Celina Portella, FOTONOVELA DA OPRESSÃO, 2018, fotografia digital e tinta a óleo, 40 x 30 cm (cada)
Além das premiações, a artista também realizou projetos ao redor do mundo: realizada uma exposição através dos programas residências artísticas na Casa Wabi, novamente em Oaxaca, México; esteve no Centre International d'Accueil et d'Échanges des Récollets, em Paris, França; esteve nas residências artísticas nos estúdios do Bag Factory Artists' Studios, em Johanesburgo, África do Sul entre outros.
Quanto a seu portfólio, dentre suas personalidades, como mais recentes foram: "Reunião", Caixa Cultural São Paulo (2019); “Foto objetos”, Museu Casa Sônia Menna Barreto (2018); “Movimento2”, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro (2014), entre outras.
Já dentre as coletivas: Festival Internacional de Arte Eletrônica (FILE); CCBB (2018), Trienal de Artes de Frestas, Sesc Sorocaba (2017); XX Bienal Internacional de Artes Visuais de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia (2016); TRIO Bienal, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro (2015), entre outras.
Exposições na Zíper
Celina já é uma exposição nos espaços da galeria Conheça abaixo essas exposições.
-
Manobras
Celina Portella, CORTE 3, 2019, fotografia recortada, 135 x 95 x 8 cm
Realizada em novembro de 2020, a exposição “ Manobras ” reúne uma série de fotografias que exprime do melhor modo o estilo da artista Celina Portella. Através de ferramentas simples — martelo, tesoura, faca e fogo —, a artista dá um novo significado às fotografias, o observador a ver os trabalhos através de uma nova perspectiva.
-
ArtRio 2020
Celina Portella, FOGO, 2020, Fotografias queimadas, 75 x 105 cm
Juntamente com outros artistas da Zipper, Celina participa do ArtRio 2020 onde expôs duas mostras da série Fogo, em 2020.
-
Zip'Up Subtrações
Celina Portella, MACIÇO 1, 2018, impressão digital e tinta acrílica, 70 x 50 cm
Através do Zip'Up, projeto da Portella realizado entre os meses de Setembro e Outubro de 2018, a “Subtração”. Nas obras, existe uma interação direta entre a artista e a tinta, onde a massa preta invade os quadros e assume formas e funções diferentes.
Exposição Corpo Da Obra
Corpo Da Obra é uma exposição realizada no Centro Cultural Fiesp (CCF), em São Paulo. Com curadoria de Ângela Berlinde, a exposição reúne cerca de 40 obras da artista Celina Portella. A exposição mostras importantes na última década e reúne obras das séries, Cortes de arte cortados, Puxa, Quadros e Fogo.
Celina Portella, QUEIMADAS, 2020, Fotografia queimada, 60 x 40 cm
Segundo a curadora Ângela Berlinde, as obras provocam choque e confronto visual em quem observa. Em sua explicação, Ângela afirma que o artista utiliza a capacidade lúdica de suas peças para despertar consciência em seu público.
A Galeria de Fotos do CCF fica na Av. Paulista, 1313. A exposição foi aberta no dia 25 de maio e estará disponível até 30 de outubro a visitação é gratuita e pode ser feita das 10h às 20h de quarta a domingo.
Agora que conhece o trabalho Celina Portella, aproveite para conhecer outros artistas Zipper e suas obras seguindo no Instagram e se inscrevendo em nossa newsletter.