O que o NFT traz de benefícios e malefícios para o mundo das artes?

O NFT está rendendo sempre muito assunto e rumores, mas o que é o NFT realmente e quais os seus efeitos no mundo das artes?
Junho 24, 2022
O que o NFT traz de benefícios e malefícios para o mundo das artes?

O NFT está com o seu espaço garantido no mercado das artes e dos tokens, mas com a fama e o tempo no mercado, começam a surgir os problemas. Por exemplo, a questão levantada pelos editores do Wikipedia, afinal NFT é arte ou não? NFT tem sido discutido no mundo inteiro e você precisa saber por quais motivos.

 

O que você vai ver aqui? 

  • O que é NFT e onde adquirir?

  • A cultura do NFT e a arte digital

  • NFT: os benefícios e malefícios para o mundo das artes

  • Artistas Zipper e o NFT

 

O que é NFT e onde comprar NFT?

O NTF significa  “non fungible token", ou seja, “tokens não fungíveis” conquista principalmente artistas independentes. NFT é algo único, um token criptográfico que contém um certificado digital de autenticidade. A arte digital tem a opção de ter cópias e veiculação em todos os lugares. 

 

Na compra de um NFT é garantido a propriedade da obra para o comprador por meio das criptomoedas (blockchain) e esse registro que localiza cada movimentação de uma ilustração, música, meme, gif, pintura, fotografia e obras de arte.

 

NFT: os benefícios e malefícios para o mundo das artes

 

Screenshot do vídeo NFT intitulado Crossroad - Pessoas caminhando em uma calçada de pedras, ao fundo corpo gigante com a palavra loser escrita

Screenshot do vídeo NFT Crossroad, de Bleep. — Foto: Reprodução/Nifty Gateway

 

Com certo impulsionamento pela pandemia, o NFT trouxe visibilidade a muitos artistas independentes a expor suas peças, principalmente no mundo digital. A independência e a credibilidade andam juntas nessa proposta de produzir suas obras, junto da articulação da venda.

 

As moedas virtuais estão facilitando a vida de muita gente ao redor do mundo. A verdade é que o NFT regulariza e organiza criações originais e isso atrai o olhar dos investidores.

 

Outra vertente cai sobre o meio ambiente em que é necessário processadores que envolvem tecnologia e recursos naturais e um enorme consumo de energia, mas será que o foco é realmente o meio ambiente ou a problematização da arte? 

 

O desfecho está próximo, visto que o interesse pelo NFT aumenta notavelmente na classe artística e para as pessoas que gostam de colecionar e ter algo que é seu, gera valor e estima.



Artistas Zipper e o NFT

 

NFT imagem mostra parque de diversões com crianças

 

Na página da Zipper NFT, temos cinco artistas incríveis que trazem propostas inovadoras para o mundo da arte. Convidados para esse desafio, cada um deles aceitou participar dessa inovação da arte. Conheça:

 

Camila Soato - Exploradora da conexão entre arte e vida.

 

Flávia Junqueira - Através da fotografia, carrega a temática da infância e construção de cenários dessa fase da vida.

 

Katia Maciel - artista, poeta e professora e propõe uma visão da própria imagem em relação a paisagem, os objetos e a palavra. 

 

Monica Piloni - o corpo humano em formas distorcidas. Não dificilmente gera incômodo, muitas vezes mórbido. Mas ainda assim, um convite também para a reflexão de sexualização da figura feminina e sua sensualidade.

 

Marcelo Tinoco - proporciona intervenções através da imagem fotográfica com colagens, recortes e “fotografia multidisciplinar”, voltados também para a pintura.

 

Quer saber mais sobre a Zipper?

Acesse nosso site e nosso blog!

 

Faça uma visita a ZIPPER GALERIA:

Rua Estados Unidos, 1494

São Paulo - SP - Brasil

01427-001