Você ama arte ou, ao menos, tem alguma afinidade com a cultura de uma forma geral. Talvez, pense até em criar a sua própria coleção e assim adquirir obras de arte. Se você se identificou, então está no lugar certo.
Aqui, listamos alguns pontos importantes para você analisar uma obra de arte antes de escolher a sua. Confira abaixo!
O que você vai ver neste conteúdo:
-
5 dicas para adquirir uma obra de arte sem complicações
-
Pesquise sobre o artista
-
Pesquise sobre a galeria
-
Converse com o galerista
-
Temática e técnica
-
Comunicação direta
5 dicas para adquirir uma obra de arte sem complicações
1. Pesquise sobre o artista
Provavelmente, esse é o ponto principal. A dica mais importante para fazer sua escolha é entender a pesquisa do artista, seus insights, suas vivências, história e intenção, já que a obra de arte é o desdobramento de todos esses pontos.
É justamente esse estudo que despertará em você a identificação e o interesse pela obra. Daí, é só acompanhar o artista nas redes sociais, notícias sobre ele, exposições (mesmo que online) e assim por diante. Quanto mais souber, melhor.
2. Pesquise sobre a galeria
Um dos melhores pontos de uma galeria é que as pessoas que trabalham nela têm um olhar mais apurado e treinado e muitos e muitos anos avaliando não só as obras de arte como o artista em si.
Cada uma tem um estilo próprio, então você, provavelmente, vai encontrar algumas obras que combinam mais com o seu jeito de ser e com a sua forma de pensar.
Pesquise sobre quem são as pessoas responsáveis por ela, quais exposições já foram realizadas, há quanto tempo está em funcionamento, em que local da cidade fica, siga nas redes sociais, veja o site e a história do lugar. Tudo isso conta no momento de fazer sua escolha por uma obra de arte.
Aqui na Zipper, você pode fazer um tour virtual pelo nosso espaço e visitar todas as exposições que já foram realizadas de forma online!
3. Converse com o galerista
O galerista, por estar imerso nesse universo, sabe muito sobre o assunto e uma conversa com ele será enriquecedora.
Ainda que você não tenha achado a sua obra de arte favorita, aquela que chame a sua atenção nesse momento, o galerista te dará um norte. Ele será capaz de tirar a maioria das suas dúvidas e, se você é um iniciante no ramo, certamente há muitas perguntas a serem feitas.
Portanto, uma conversa com o galerista pode ajudá-lo significativamente a fazer a sua melhor escolha.
4. Temática e técnica
Qual o tema abordado pela obra de arte? Qual a técnica escolhida pelo artista? Qual o contexto em que ela foi criada? Conhecer um pouco sobre a sua história e seu conteúdo pode ajudá-lo a fazer a escolha mais assertiva.
Pense: obras de arte são frutos do contexto em que foram criadas. Assim, saber sobre o conteúdo pode fazer com que um trabalho artístico tenha maior relevância para você do que outros.
5. Comunicação direta
Hoje em dia, principalmente por causa da pandemia, muitas galerias de arte ficaram fechadas. Por causa disso, as obras passam a ser mostradas e explicadas por profissionais especialistas de maneira online. Porém, nada substitui o seu contato direto com a arte em si.
Você pode combinar uma visita com hora marcada à galeria para ver as obras artísticas que existem no acervo. Uma forma também de minimizar o tempo de exposição fora de casa é olhando o site do local.
Adquirir uma obra de arte não precisa ser algo tão complexo como muitos acreditam. Não precisa ser um especialista, mas é bom compreender o contexto para encontrar algo que esteja de acordo com o seu gosto.
Quer aprender mais sobre o universo da arte? Então, é só seguir o nosso perfil no Instagram!