A união entre os mercados de arte e moda tem se tornado uma prática cada vez mais frequente. Um exemplo disso foi em 2023, quando a artista japonesa Yayoi Kusama assinou uma coleção para a Louis Vuitton e teve uma reprodução de si mesma em forma de robô hiper-realista na Quinta Avenida, em Nova York. Neste ano, a marca parisiense Hermès, que já possui um histórico de parcerias com artistas visuais, inaugurou uma nova loja no Shopping Iguatemi, em São Paulo, no dia 27 de agosto, e convidou o artista libano-brasileiro Camille Kachani para criar uma vitrine com suas obras.
Kachani, conhecido por esculturas metamórficas que misturam elementos naturais como galhos e flores com objetos que evocam a cultura cotidiana, como livros e instrumentos musicais, apresenta um projeto com seis obras, incluindo três inéditas, feitas especialmente para a ocasião. "Cultura e Natureza" – título que sintetiza seu tema de investigação poética de mais de dez anos – é, portanto, uma instalação cuja ideia é remeter a Faubourg, uma famosa rua em Paris, conhecida por suas boutiques de luxo e lojas de marcas renomadas, como a Hermès. Porém, no universo onírico e distópico do artista, o local teria sido transformado pela ação da natureza, que retoma seu espaço, tornando-se indissociável da cultura, representada pelos instrumentos.
Este projeto é a primeira incursão de Kachani no mundo da moda, e a escolha da Hermès revela um alinhamento entre as duas personalidades. Tanto a marca, quanto o artista, compartilham um compromisso com a produção manual e artesanal, garantindo que cada peça seja confeccionada com altíssimo esmero, na contramão das produções industriais e da era imediatista que vivemos atualmente.
Você pode conferir este projeto de perto fazendo uma visita ao Shopping Iguatemi, na Av. Brig. Faria Lima, 2232, até o dia 27 de novembro de 2024. E não deixe de comentar conosco sobre o que achou.