Seis filmes indicados por artistas da Zipper Galeria

Os artistas André Feliciano, Laura Villarosa, Camille Kachani, Nina Pandolfo e Katia Maciel compartilham os filmes que inspiram suas produções
Julho 29, 2024
Frame de Miss Potter (2006)
Frame de Miss Potter (2006)

O que os artistas assistem para se inspirar? Convidamos sete artistas representados pela Zipper Galeria para compartilharem indicações cinematográficas que podem nos revelar um pouco mais sobre suas influências e referências. 


Conteúdo do artigo:


 

André Feliciano indica "Muito Além do Jardim"


trailer: https://www.dailymotion.com/video/x88nmlt


Não é à toa que o artista André Feliciano, também conhecido como "jardineiro-de-arte" por produzir esculturas que fundem a figura de diferentes elementos da botânica com a da câmera fotográfica, indica uma comédia dramática que tem como protagonista um jardineiro. 

 

Vista da exposição “Fotografe para ver”, de André Feliciano, no Farol Santander


O filme "Muito Além do Jardim" narra a história de Chance, um homem ingênuo que depois de passar a vida toda trancado na casa do patrão, cuidando do jardim, é obrigado a enfrentar o mundo afora pela primeira vez. Atualmente disponível para assistir no Prime Video, o longa-metragem de 1979 chegou a conquistar diversos prêmios, como o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Melvyn Douglas) e BAFTA de Melhor roteiro adaptado (Jerzy Kosinski). 

 

Laura Villarosa indica "Retratos da Vida"


trailer: https://youtu.be/ZMDjmGjsLBQ 


Laura Villarosa, artista que cria paisagens pictóricas a partir de técnicas têxteis, indica "Retratos da Vida", um filme francês, lançado em 1982 e dirigido por Claude Lelouch. A narrativa acompanha a história de quatro famílias de diferentes tempos e nacionalidades, que têm em comum a paixão pela música e o destino marcado pela Segunda Guerra Mundial. 

Laura Villarosa Travessia, 2023

Recentemente, quando Villarosa fez uma viagem a Doville, na França, diversos pontos turísticos que ela visitou faziam referência à Lelouch, citando-o em placas e homenagens. A experiência então lembrou a artista da película que ela assistiu tantos anos atrás e, segundo ela, impactou suas reflexões existenciais durante a pesquisa artística para a exposição “Lugar de Passagem", que inaugurará no salão principal da Zipper Galeria no dia 10 de agosto.


Camille Kachani indica "Koyaanisqatsi - Uma Vida Fora de Equilíbrio"


trailer: https://youtu.be/tDW-1JIa2gI


Camille Kachani recomenda um musical bastante inusitado de 1983, que atualmente está disponível na Apple TV: "Koyaanisqatsi - Uma Vida Fora de Equilíbrio". Sem nenhum diálogo, narração ou trama convencional, o filme dirigido por Godfrey Reggio e com trilha sonora por conta de Philip Glass e Michael Hoenig é amarrado pela justaposição de imagens e música. 

 


Vista da exposição Orquestra Assinfônica Fotossintética na Zipper Galeria.


O artista libanês é conhecido por sua investigação sobre diferenças e aproximações entre aquilo que seria “natural” e aquilo que é “criado” pelo ser humano, resultando em esculturas metamórficas que combinam a representação de elementos da natureza, como galhos, folhas e flores, com objetos que simbolizam a cultura poética e banal, como livros, instrumentos musicais, utensílios domésticos e outros. Nesse sentido, o filme que mostra diferentes aspectos das relações entre humanos, natureza e tecnologia tem muitos pontos de conexão com a obra de Kachani.

 

Nina Pandolfo indica "A Fantástica Fábrica de Chocolate" e "Miss Potter"


trailer: https://youtu.be/eX-Xes9SFi8


Personagens femininas infantis de olhos agigantados e brilhantes, envoltas em cenários coloridos que apresentam elementos da natureza ou adornos orgânicos, são algumas das principais marcas pictóricas de Nina Pandolfo. Entendendo seu corpo de trabalho como um reflexo de sua própria essência, as temáticas de suas obras emanam a ludicidade de doces memórias infantis. Por isso, nada mais justo que sua indicação ser de um clássico filme infantil: "A Fantástica Fábrica de Chocolate", de 1971. Assim como as pinturas de Pandolfo, a trama se debruça em um universo de fantasia que leva crianças para viverem diferentes aventuras dentro de uma irresistível Fábrica de Chocolate. 

Nina Pandolfo, O mais importante está aqui, 2021 


Outro filme que ressoa com a essência do trabalho de Pandolfo é "Miss Potter", de 2006, que narra a vida da autora e ilustradora Beatrix Potter. Este filme biográfico destaca a luta de Potter para publicar seus livros em uma época em que as mulheres enfrentavam barreiras ainda maiores na carreira literária. Além de ambas as artistas já terem sentido na pele os desafios de ser uma mulher que busca se inserir no mercado criativo, Pandolfo e Potter compartilham uma paixão por retratar o mundo infantil por meio de personagens cativantes e cenários naturais delicados. 


Katia Maciel indica "Vertigo"


trailer: https://youtu.be/Z5jvQwwHQNY


Inspirado no livro homônimo, escrito por Pierre Boileau e Thomas Narcejac, o clássico "Vertigo", de Alfred Hitchcock, explora a complexidade do amor e da obsessão, utilizando a metáfora da vertigem para ilustrar como as emoções humanas podem girar incessantemente em torno de si mesmas. Lançada em 1958, a história segue Scottie Ferguson, um detetive contratado para seguir Madeleine, que se vê envolvido em um jogo de obsessões. Atualmente, a película está disponível em diversos streamings, como Telecine, Amazon Prime e Apple TV.

Katia Maciel, Bolha, 2023. Imagem via instagram da artista.


O filme escolhido por Katia Maciel tem alguns pontos de conexão com suas obras. Em seus trabalhos, a artista frequentemente se apropria da experiência cinematográfica para criar imagens que emergem e desaparecem – refletindo o movimento presente no filme – e, em algumas instalações, também explora clichês amorosos.