Zipper News: Resumo das Notícias de Arte – Maio 2024

Confira 6 destaques de exposições e acontecimentos que movimentaram o circuito de arte no último mês
Maio 29, 2024
Crédito da imagem: The Times
Crédito da imagem: The Times

Maio foi um mês repleto de novidades no mundo da arte, com acontecimentos marcantes que merecem nossa atenção. Do debate acalorado em torno do retrato do rei Charles III, à negociação em andamento para a abertura de uma filial do Centre Pompidou no Brasil, passando pelas exposições dos artistas da Zipper Galeria pelo Brasil e pelo mundo, recapitule as notícias que movimentaram o mundo das artes neste último mês. 

 

Conteúdo do artigo:

 

Centre Pompidou negocia para trazer o museu francês para o Brasil

Crédito da imagem: G. Meguerditchian

 

O governo do Paraná está em processo de negociação com o Centre Pompidou para a possível instalação de uma filial do museu francês em Foz do Iguaçu. 

 

Fundado em 1977 em Paris, o Pompidou é uma das instituições culturais mais populares da capital francesa, conhecido por sua vasta coleção de arte moderna e contemporânea. Programado para fechar temporariamente para reformas no ano que vem, e reabrir suas portas cinco anos mais tarde, o museu está em fase de concentrar seus esforços nas filiais planejadas em Bruxelas e Jersey City, que agora estão programadas para abrir em 2025 e 2026, respectivamente. 

 

Na primeira semana deste mês de maio, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, esteve em negociação com o presidente do museu, Laurent Le Bon, para discutir as possibilidades de parceria. No entanto, embora ainda não tenha havido uma confirmação oficial sobre o assunto, espera-se que Le Bon visite o Paraná em julho para avançar nas negociações.

 

Marcelo Tinoco exibe obras em individual no Centro Cultural FIESP

Marcelo Tinoco, Jardim Impressionista, 2023

 

O artista Marcelo Tinoco, representado pela Zipper Galeria, está atualmente com uma exposição em cartaz no Centro Cultural FIESP, em São Paulo. A mostra,  curada por Nancy Betts e intitulada “Natureza Viva”, reúne um conjunto de doze pinturas, produzidas ao longo dos últimos dez anos, dentro da pesquisa sobre a representação de paisagens naturais do artista. Neste estudo, Tinoco propõe diálogos entre as paisagens tropicais e as paisagens europeias, por meio de releituras de ícones da história da arte clássica, atualizadas em suas cores e tratamentos. A visitação acontece gratuitamente até 13 de outubro de 2024.

 

Novo retrato do Rei Charles III gera controvérsias

Foto: Divulgação/ Palácio de Buckingham

 

No dia 14 de maio foi revelado o primeiro retrato oficial do Rei Charles III desde a sua coroação, que aconteceu em 2023. A pintura realizada por Jonathan Yeo foi encomendada em 2020 em comemoração dos 50 anos da adesão de Charles a The Drapers' Company.

 

Se os retratos reais tendem a seguir tons e tratamentos sóbrios, no caso da pintura de Yeo, o vermelho ardente provocou fortes reações e dividiu opiniões. “Para mim, isso passa a mensagem de que a monarquia está em chamas ou que o rei está queimando no inferno”, escreveu um comentarista na postagem da família real no Instagram quando o retrato foi revelado. “Parece que ele está se banhando em sangue”, escreveu outro.

Alguém levantou a ideia de “derramamento de sangue colonial”. O pintor Yeo disse que seu objetivo era produzir um retrato real mais contemporâneo, refletindo o desejo de Charles de ser um monarca mais moderno.

A pintura será exibida ao público até 14 de junho na Philip Mold Gallery, em Londres. Em seguida, ao final de agosto, será pendurada no Drapers' Hall ao lado de outros retratos reais. 

 

Janaina Mello Landini faz sua primeira exposição individual nos Países Baixos

Imagem via Visit Groningen

 

A brasileira Janaina Mello Landini, que compõe o time de representados pela Zipper Galeria, levou sua produção para a Holanda, pela primeira vez em uma mostra individual. A artista mineira, é reconhecida por suas obras que exploram estruturas de tramas e redes para evocar as formas de raízes, galhos e troncos. Na exposição “Ciclotrama”, abrigada até dia 23 de junho na histórica catedral Akerk, em Groningen, o público entra em contato com instalações site-specific e telas com intervenções de materiais têxteis, como corda, fios e tecidos. 

 

O Musée D'Orsay estará disponível para reserva no Airbnb

Crédito da imagem: Frederik Vercruysse

 

O Musée d'Orsay, um dos mais importantes museus de Paris, conhecido por sua extensa coleção de obras impressionistas e pós-impressionistas, em breve estará disponível para reservas na plataforma de locações de estadias Airbnb. 

 

O mesmo designer que desenhou a tocha olímpica deste ano, o francês Mathieu Lehanneur, é responsável pela repaginação da icônica sala do relógio do museu, com vista para o rio Sena, onde acontecerá a cerimônia de abertura das Olimpíadas deste ano. No dia do evento, 26 de julho, dois hóspedes sortudos poderão assistir ao evento esportivo acomodados no “camarote artístico”. 

 

Mistério sobre onde o retrato de Mona Lisa foi pintado é resolvido 

Crédito da imagem: The Times

 

Para além do enigmático sorriso de Mona Lisa, obra-prima de Leonardo da Vinci, ao longo dos séculos, a paisagem retratada por trás de Gioconda também tem sido alvo de intensos debates. Enquanto alguns historiadores da arte argumentam que a vista é uma criação imaginária e idealizada pelo pintor, geólogos sustentam que ela se baseia em locais reais na Itália. Agora, uma descoberta promete lançar uma nova luz sobre este enigma.

 

Ann Pizzorusso, geóloga e historiadora da arte renascentista, utilizando suas duas áreas de especialização, afirma que da Vinci pintou várias características reconhecíveis da região de Lecco, nas margens do Lago Como, na Lombardia, norte da Itália. Pizzorusso comparou a ponte de Leonardo com a ponte Azzone Visconti, construída no século XIV, correlacionou as montanhas da pintura com os Alpes do sudoeste, e o lago da composição como Garlate, que Leonardo visitou há cerca de 500 anos.

 

A afirmação de Pizzorusso, se confirmada por outros especialistas, pode redefinir a compreensão da paisagem da Mona Lisa, trazendo novos fatos que solucionam os mistérios envolvidos na obra de Leonardo da Vinci.