Você já ouviu falar no termo "site-specific"? Enquanto aquecermos os tamborins para a exposição "Rêverie" de Flávia Junqueira, onde se destacará uma obra neste formato, convidamos você a conferir um breve panorama sobre sobre a origem deste conceito, sua história e particularidades.
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Origem e definição
Entre os anos 1960 e 1970, diversos artistas pelo mundo faziam experimentações, especialmente incentivados pelos governos locais na Europa e nos Estados Unidos, que financiaram uma série de projetos de arte pública para grandes locais urbanos. No entanto, a origem do “site-specific" enquanto termo e conceito é atribuída ao estadunidense Robert Irwin, que o cunhou pela primeira vez em 1969, mas desde o início da década já era conhecido por fazer intervenções arquitetônicas espectrais com luzes.
O formato de arte "site-specific" se refere a uma obra elaborada especificamente para um determinado local, como o próprio nome sugere. Essas obras estão intimamente ligadas ao ambiente em que estão inseridas, de tal maneira que, se retiradas desse contexto, perdem todo ou parte substancial do seu significado. Portanto, pode-se dizer, que site-specific é um grande “guarda-chuva” para diversas linguagens e técnicas, que vão desde a “Land art”, que utiliza o ambiente natural como suporte e material para suas criações, podendo até abranger o grafitte e as instalações urbanas.
Artistas precursores e obras de destaque
Muitos dos primeiros exemplos desse tipo de arte surgiram nos Estados Unidos, encabeçados por nomes como Nancy Holt, Robert Smithson e Walter de Maria, que foram pioneiros na exploração de paisagens naturais com intervenções humanas artísticas. Nesse sentido podemos destacar obras como:
Robert Smithson, "Spiral Jetty", 1970
"Spiral Jetty" (1970), de Robert Smithson, um ícone da land art, construída a partir de terra e pedra empilhadas, formando uma gigantesca espiral no Great Salt Lake, Utah.
Walter De Maria, "The Lightning Field", 1977
"The Lightning Field" (1977), de Walter De Maria, é uma instalação composta por 400 postes de aço dispostos em uma área remota do alto deserto do oeste do Novo México. A obra, mantida pela Dia Art Foundation, foi concebida para ser experienciada por um longo período de tempo, afinal ela é “ativada” em eventos raros, quando capaz de atrair raios, conferindo-lhe uma camada de imprevisibilidade da natureza.
Nancy Holt, "Sun Tunnels", 1976
"Sun Tunnels" (1976), de Nancy Holt, consiste em quatro túneis de concreto, situados no deserto de Great Basin, em Utah, e perfeitamente alinhados com o pôr do sol durante os solstícios de verão e inverno. A obra também foi adquirida pela Dia Art Foundation, tornando-se a primeira obra de Land Art feita por uma mulher da instituição.
Além destes, no início da década de 1980, uma obra extremamente controversa marcou a história do site-specific. Trata-se de "Tilted Arc", de Richard Serra, que foi feita para o complexo de edifícios Federal Plaza em Foley Square, Nova York. A imponente placa de aço curva, com 36 metros de comprimento e 3 metros de altura, dividia opiniões quanto à sua estética e presença no espaço público. Muitos consideravam a escultura intrusiva e discordavam de sua colocação na praça, afirmando que ela interferia na funcionalidade do local e no tráfego de pedestres, sendo um obstáculo no caminho para seus trabalhos, além de prejudicar a estética da área.
Richard Serra, "Tilted Arc", 1981
Várias petições foram assinadas pelo público pedindo a sua remoção, mas Serra se opôs veementemente, argumentando que mover a obra resultaria em sua destruição – o que enfatiza seu caráter de site-specific. Em 1989, “Tilted Arc” foi dividida em três partes e removida permanentemente.
A obra Site-Specific de Flávia Junqueira na Zipper
No dia 21 de março de 2024, a Zipper Galeria apresentará "Rêverie", uma individual de Flávia Junqueira. Como destaque central, a mostra trará um site-specific da artista: um carrossel em escala real, suspenso do chão e em movimento. Já salve a data em seu calendário e venha conferir de pertinho esta inauguração.