Qual obra de arte te representa neste carnaval?

Trouxemos quatro principais perfis de pessoas no carnaval, representados, é claro, por obras de arte para você se identificar.
Fevereiro 7, 2024
Qual obra de arte te representa neste carnaval?

Que tipo de folião você é? Dos mais reservados, que buscam escapar da agitação urbana para curtir o feriado de verão na praia, até os mais extrovertidos que investem na fantasia e no glitter para se jogar nas festas de rua, todo brasileiro sabe aproveitar bem a semana de carnaval. 

 

Escolhemos quatro obras de arte que representam os diferentes tipos de personalidades no carnaval — com qual você se identifica?

 

Conteúdo do artigo:

 

 

Quem está só pela cervejinha

Camila Soato, Dona Shirley, 2022 

 

Se para você a cervejinha é a protagonista desta festa, sua obra é “Dona Shirley” de Camila Soato. A artista representada pela Zipper Galeria registra, em suas pinturas, cenas cotidianas, especialmente inspiradas nas vivências de Planaltina de Goiás, cidade onde passou parte de sua infância. Dentre as temáticas abordadas por Soato, é comum vermos pessoas em situações descontraídas, como no caso de Dona Shirley, além de paisagens urbanas como fachadas de bares e gambiarras. 

 

Quem acredita que feriado é sinônimo de praia

Ron Mueck, Couple Under an Umbrella, 2013

 

Está, de hora em hora, checando a previsão do tempo do feriado? Então essa obra é para você! O escultor australiano Ron Mueck ganhou reconhecimento internacional por suas obras hiper-realistas em escalas ilógicas, sejam minúsculas ou agigantadas. O artista é especialmente lembrado no Brasil por sua exposição na Pinacoteca de São Paulo, que aconteceu entre 2014 e 2015, reunindo multidões de visitantes em filas que se estendiam ao redor do museu. Sua obra “Couple Under an Umbrella” [Casal sob um guarda-sol], também presente na individual em questão, apresenta um casal de impressionantes 4 metros de altura, deslocados da paisagem da praia.

 

Quem espera o ano inteiro pelo desfile das escolas de samba 

O percussionista na Avenida Presidente Vargas pelas lentes de Evandro Teixeira em 1973

 

Você é do time dos clássicos de carnaval? Então aqui está um clássico da fotografia: Evandro Teixeira, artista conhecido por ter registrado as mais diversas manifestações da nossa cultura. Teixeira é um dos maiores fotojornalistas nacionais, conhecido pelas fotografias que fez para o Jornal do Brasil. Ele capturou grande parte dos eventos históricos do país desde a segunda metade do século XX, como o golpe militar de 1964, diversos Jogos Olímpicos e Copas do Mundo, a visita da Rainha Elizabeth e do papa João Paulo II e, obviamente, o carnaval não passou despercebido pelo seu olhar. 

 

Quem se joga de verdade nos bloquinhos de rua

Carnaval em Salvador, Bahia, pelas lentes de Mario Cravo Neto


É folião raíz? Que curte um carnaval nu e cru, pelas ruas da cidade? Que tal conhecer as imagens de Mario Cravo Neto? O artista natural de Salvador é destaque da fotografia brasileira, tendo obras presentes em grandes acervos do mundo, como o MoMA, em Nova York, o Stedelijk Museum, em Amsterdã, o Museo Reina Sofía, em Madri, entre outros. Seu trabalho explora a cultura, a religiosidade e a diversidade étnica do Brasil, extrapolando os limites documentais e beirando a ficção.