Conheça a exposição de Felipe Góes, artista convidado do Zip’Up na Zipper

Disco Celeste apresenta um conjunto de paisagens naturais e cósmicas em pinturas
Outubro 4, 2023
Vista da exposição Disco Celeste na Zipper Galeria.
Vista da exposição Disco Celeste na Zipper Galeria.

 

Conteúdo do artigo:



Zip’Up: Felipe Góes


Felipe Góes, Pintura 419, 2022


Há mais de uma década, a Zipper Galeria tem realizado o Zip’Up, um projeto fundamental para o incentivo de novos talentos no panorama artístico, que tem a missão de apresentar ao público artistas emergentes que, por diversas razões, ainda não encontraram representação em galerias na capital. Ao longo desses anos, o Zip’Up trouxe à luz aproximadamente 70 artistas, por meio de exposições individuais.


Na edição em vigor, o projeto apresenta a exposição "Disco Celeste", cuidadosamente instalada no segundo andar da Galeria, que traz 10 das mais recentes obras do paulistano Felipe Góes. Suas pinturas, que exploram paisagens naturais e cósmicas, convidam o espectador para um mergulho pictórico. Sendo elas em sua maioria concretizadas em pequeno formato, e apenas duas em grande escala, essas vistas convidam o espectador à aproximação para perceber mais detalhes e ao afastamento para compreender o todo, que beira à abstração. As pinceladas expressivas e cores vibrantes transcendem a mera representação visual, pois partem do encontro entre a memória e a fantasia, compondo uma espécie de paisagens de não-lugares. Assim, elas se apresentam como janelas abertas para que o visitante projete suas próprias memórias e experiências.


A curadoria e texto crítico que acompanha a mostra, ficou por conta de Mario Gioia, segundo o qual o conjunto de obras do artista se insere em um momento singular da história da humanidade, marcado pela catástrofe ambiental do ponto de vista climático global. Ao mesmo tempo, “nunca se valorizou tanto as micronarrativas, as pequenas movimentações da história do cotidiano, a arqueologia do sensível”, ele escreve.


Felipe Góes, Pintura 441, 2023


O título da mostra, "Disco Celeste", presta homenagem à Nebra Sky Disc, um artefato arqueológico descoberto em Nebra, Alemanha, a representação do céu mais antiga da encontrada, possivelmente da Era do Bronze, datado de cerca de 1.600 a.C. Além disso, alguns historiadores apontam que o objeto seria um complexo calendário lunar, estelar e planetário. Ao visitar o espaço expositivo, o espectador encontra uma citação ao Disco na própria produção artística de Góes: o artista faz uma releitura do objeto em sua chamada “Pintura 441”.

 

Visite a exposição “Disco Celeste” 

Vista da exposição Disco Celeste na Zipper Galeria.


Aproveite para conferir a última semana da exposição "Disco Celeste", que se encerra no próximo dia 07 de outubro, na Zipper Galeria, em São Paulo. E para quem não estiver pela cidade nos próximos dias, também é possível conferir a mostra no tour virtual 3D clicando aqui.

Serviço:
Zip'Up: Felipe Góes - Disco Celeste
Visitação até 07 de outubro 2023
Endereço: R. Estados Unidos, 1494, Jardim América, São Paulo - SP
Funcionamento: Segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 17h.
Entrada gratuita

About the author

Giovana Nacca

Giovana Nacca é artista visual por formação universitária, redatora em portais de arte contemporânea e criadora de conteúdo no Instagram @gisplicando.