Conteúdo do artigo:
Exposições no Rio de Janeiro Laura Villarosa no Centro de Artes UFF
Laura Villarosa Travessia, 2023
A individual “Impermanências” de Villarosa compõe o Programa de Exposições 2023 Ceart UFF, em Niterói, e apresenta seu conjunto de obras mais recentes. A partir de suas tradicionais e detalhistas técnicas têxteis, a artista consegue criar volumes para as telas e expandir os limites pictóricos. Na mostra aberta à visitação até o dia 03 de setembro, a artista explora a representação de paisagens naturais criando uma tensão entre o uso dos materiais enosados e a temática da transitoriedade inerente a todas as coisas.
Serviço:
“Impermanências”
Período expositivo: Até 03 de setembro de 2023
Local: Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos Santos
Entrada gratuita
Camille Kachani na Casa França Brasil
Camille Kachani, Mosca Varejeira, 2009-10
A exposição coletiva “O REAL TRANSFIGURADO” busca exibir as influências da Arte Povera sobre as produções brasileiras por meio do conjunto de 36 obras, entre as quais encontramos a escultura da agigantada mosca varejeira, de Camille Kachani. O movimento artístico em questão, surgiu na década de 1960, na Itália, como resposta à produtificação comercial das obras de arte. Os artistas poveros propunham então trabalhos feitos de materiais cotidianos – distantes daqueles considerados “nobres” – para criar reflexões provocativas sobre o que era ser artista e o papel da arte na sociedade de consumo.
Serviço:
O REAL TRANSFIGURADO
Período expositivo: até 17 de setembro de 2023.
Local: Casa França Brasil
Entrada gratuita
Exposições em São Paulo Katia Maciel no MAM-SP
Katia Maciel, Bolha, 2023. Imagem via instagram da artista.
A primeira exposição exclusivamente de obras em realidade aumentada do Museu, “Realidades e Simulacros”, convida o público a explorar diferentes paisagens do Parque do Ibirapuera e encontrar, através da tela do celular, diferentes obras virtuais. Entre a seleção, está a gigante “Bolha” (2023) da artista Katia Maciel, flutuando e refletindo o entorno da paisagem real. Diferente das efêmeras bolhas de sabão, o tempo de permanência da obra de Maciel é prolongado ao longo de todo o período da exposição e se propõe a refletir, por meio de uma linguagem lúdica, sobre os diversos significados que a ideia de “bolha” representa nos tempos atuais.
Serviço:
Realidades e Simulacros
Período expositivo: até 17 de dezembro de 2023
Local: entorno do Jardim de Esculturas, Praça da Paz e região dos Lagos do Ibirapuera.
Entrada gratuita
Celina Portella no Sesi Itapetininga
Celina Portella, Corte I, 2019
A exposição individual que empresta o nome da série de Portella, “Corpo da Obra”, reúne cerca de 20 obras produzidas nos anos mais recentes. O título se dá pela brincadeira entre o termo que refere-se ao conjunto de obras de um artista e a característica particular dos trabalhos de Celina que compreendem a fotografia como objeto, ultrapassando os limites das molduras e da bidimensionalidade, se estendendo para o espaço.
Serviço:
Corpo da Obra
Período expositivo: até 9 de setembro de 2023
Local: Sesi Itapetininga.
Entrada gratuita
Visite a Zipper
Fábio Baroli, G.D.S.A 1981, 2023
Atualmente a Zipper está exibindo a exposição "Deitar o vermelho sobre o papel branco para bem aliviar seu amargor", do artista Fábio Baroli e curadoria de Galciani Neves. A mostra reúne um conjunto de pinturas que destacam cenas do cotidiano interiorano sob um olhar sensível.
Serviço:
Deitei o vermelho sobre o papel branco para bem aliviar seu amargor
Período expositivo: até 02 de setembro de 2023
Local: Zipper Galeria
Endereço: R. Estados Unidos 1494 - Jardim América - São Paulo
Entrada gratuita