-
Para começar a sua coleção de arte: 5 obras do 16º Salão dos Artistas Sem Galeria
Conheça cinco obras de preços acessíveis de artistas promissores na Zipper GaleriaVista do 16º Salão dos Artistas Sem Galeria na Zipper Galeria. Foto: Gui GomesConheça cinco obras de preços acessíveis de artistas promissores na Zipper Galeria.
-
Jessica Costa é finalista do Loewe Foundation Craft Prize
Selecionada entre mais de 4.600 candidatos, a artista se destaca por suas esculturas têxteisA artista brasileira Jessica Costa, representada pela Zipper Galeria, foi selecionada como finalista do prestigioso Loewe Foundation Craft Prize 2025. Entre mais de 4.600 candidatos de 133 países e regiões, Costa figura entre os 30 artistas escolhidos para a shortlist do prêmio, que celebra a excelência e inovação no artesanato contemporâneo. A exposição dos finalistas ocorrerá no Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, em Madri, entre os dias 30 de maio e 29 de junho de 2025. O vencedor será anunciado no dia 29 de maio e receberá um prêmio de €50.000.
Formada em design, Costa migrou sua experiência no universo da confecção de roupas para o campo das artes visuais. Reconhecida por suas pesquisas em materiais têxteis, Jessica Costa investiga as potencialidades dos tecidos e fibras na construção de formas orgânicas e envolventes. Sua pesquisa revisita a tapeçaria e subverte as convenções que legitimam o que é considerado "arte". Ao transformar a tapeçaria em elementos arquitetônicos e escultóricos, Costa cria experiências sinestésicas e imersivas. Seu trabalho transita entre abstração e figuração, muitas vezes remetendo a fragmentos do corpo humano.
Jessica Costa – Sobejos XII – 2024 – Tapeçaria em tufagem manual com fios de lã natural – 220 x 130 x 50 cm
Com referências à tapeçaria medieval e ao movimento Arts & Crafts, a artista utiliza a técnica da tufagem para "pintar" e "esculpir" suas criações, formando objetos densos, escultóricos, porém macios e aconchegantes. Esses elementos dialogam com o espaço expositivo e ampliam a percepção sobre a materialidade e o fazer artesanal.
A Zipper Galeria apresentará uma obra inédita de Jessica Costa na próxima edição da SP-Arte, que acontece de 2 a 6 de abril de 2025. O trabalho estará em destaque no estande da galeria.
-
Gatos na Arte: três obras com simbolismos ligados aos felinos
Conheça obras de Nina Pandolfo, Leonora Carrington e Edouard Manet que se inspiraram em simbologias associadas aos gatosConheça obras de Nina Pandolfo, Leonora Carrington e Edouard Manet que se inspiraram em simbologias associadas aos gatos
-
João Castilho no Palácio das Artes em Belo Horizonte
Até 23 de março de 2025A Zipper Galeria anuncia a participação do artista João Castilho na exposição “Quando atitudes se tornam escola”, uma homenagem aos 80 anos da Escola Guignard, em Belo Horizonte. A exposição, que acontece no Palácio das Artes de 6 de fevereiro a 23 de março de 2025, reúne mais de 90 obras de artistas de todas as gerações que passaram pela instituição.
Ruído Branco
O trabalho de João Castilho, "Ruído Branco" (2023), é uma fotocolagem analógica. Com 120 x 120 cm, a peça investiga o impacto do “ruído” na percepção visual, usando sobreposições de imagens que, juntas, geram uma sensação de interferência e distorção, como um som que "desafina" a percepção do espectador.
Castilho, que tem um vasto trabalho no campo da fotografia, da colagem e do vídeo, traz um olhar sobre a fragmentação e a montagem, características essenciais de seu trabalho. Sua obra, mais uma vez, dialoga com a ideia de “ruído” – não apenas como um distúrbio, mas como uma possibilidade criativa e transformadora.
A Exposição
A mostra, curada por Júlio Martins, busca explorar o legado da Escola Guignard desde sua fundação até os dias de hoje, com uma curadoria que respeita a diversidade das gerações e a pluralidade de linguagens que a escola sempre incentivou.
A exposição será dividida em duas estações:
Estação 1: Focada na origem da escola, com destaque para o espaço que abrigava o antigo ateliê da Escola Guignard, ainda em sua primeira sede. Este espaço foi palco das aulas de Alberto da Veiga Guignard, seu fundador, e outras figuras icônicas da arte mineira.
Estação 2: Esta segunda parte da exposição reúne obras de artistas que marcaram diferentes períodos da escola, como professores, ex-alunos e até alunos atuais, permitindo uma conversa entre diferentes gerações. Aqui, o público será convidado a perceber como as influências de Guignard se transformaram ao longo do tempo, absorvendo as demandas da arte contemporânea.
A Escola Guignard
Criada em 1944 por Juscelino Kubitschek, a Escola Guignard sempre foi conhecida por seu método inovador de ensino, que se distanciava do academicismo tradicional. Seu foco sempre foi a “educação do olhar”, permitindo que cada artista encontrasse sua própria linguagem e expressão.
Guignard acreditava que a arte deveria ser livre, sem os limites impostos pela rigidez das escolas tradicionais. Essa liberdade se reflete nas obras que compõem a exposição, com artistas que, de diferentes maneiras, representam a transição e os desafios da arte moderna para a arte contemporânea no Brasil.
Curadoria de Júlio Martins
Júlio Martins, historiador, curador e professor da Escola Guignard, selecionou obras de mais de 90 artistas que passaram pela instituição ao longo de suas mais de sete décadas de história. Martins destaca que a proposta da curadoria foi evitar hierarquias e preconceitos de qualidade, celebrando as obras como reflexões individuais de seus criadores, sem classificá-las por décadas ou estilos.
Ele aponta que a ideia central da exposição é ressaltar a diversidade de linguagens e expressões que marcaram a evolução da escola. Em suas palavras: “A escola soube conciliar as disciplinas do desenho com as demandas da arte contemporânea, algo essencial para entender como a arte foi se transformando durante esses anos”.
O Palácio das Artes
Localizado no coração de Belo Horizonte, o Palácio das Artes é um dos mais importantes espaços culturais do estado de Minas Gerais. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, que reúne 35 equipamentos culturais da cidade e é conhecida por abrigar algumas das mais relevantes manifestações artísticas e culturais do Brasil. O Palácio das Artes, administrado pela Fundação Clóvis Salgado, é um ponto de encontro para amantes da arte e da cultura em Minas Gerais e além.
Programe-se
“Quando atitudes se tornam escola”
Onde: Galerias Arlinda Corrêa Lima, Genesco Murta e Amilcar de Castro, Palácio das Artes, Belo Horizonte
Quando: de 6 de fevereiro a 23 de março de 2025
Horário: Terça a sábado, das 9h30 às 21h, e domingo, das 17h às 21h
Entrada: Gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos -
Fernando Velázquez apresenta a performance "Zonas Críticas" no Sesc Pompeia
De 12 a 14 de fevereiro de 2025Entre os dias 12 e 14 de fevereiro, o artista, curador e educador Fernando Velázquez apresenta no Sesc Pompeia a performance "Zonas Críticas – 11 Vinhetas Minerais à Margem". Trata-se de um experimento de audiovisual expandido que propõe uma reflexão sobre a relação entre o mundo digital e a materialidade do planeta, por meio de vinhetas generativas que atravessam diferentes tempos e escalas.
O trabalho se inspira no conceito científico de "zonas críticas", que designa a fina camada do subsolo terrestre essencial para a vida, mas que hoje enfrenta desequilíbrios ameaçadores. A partir desse eixo, Velázquez constrói um percurso de imagens e sons que evocam seres híbridos, figuras mitológicas e vozes artificiais, cruzando oceanos, micélios, terremotos e a intervenção humana na paisagem.
Cada uma das 11 vinhetas que compõem a performance mergulha em referências históricas e artísticas, evocando desde as esculturas de Franz Xaver Messerschmidt e pinturas de Francis Bacon até as naturezas transformadas de Arcimboldo. Em cena, o digital se funde com o orgânico, lembrando que a tecnologia que utilizamos é também feita de elementos naturais: silício, ouro, cobre, estanho e, como provoca o artista, resquícios de dinossauros.
Sobre o artista
Fernando Velázquez (Montevidéu, Uruguai, 1970) é artista, curador e educador. Investiga as diversas formas pelas quais a tecnologia media a percepção no contexto da arte, ciência e tecnologia e as epistemologias ancestrais. Seu trabalho inclui instalações, site-specific, objetos, vídeos e performances audiovisuais. Possui mestrado em Moda, Arte e Cultura, pós-graduação em Vídeo e Tecnologias On e Off-line, e outra em Gestão Cultural Contemporânea. Participou de exposições como Mundo de Redes (Centro Pompidou, França, 2022), The Matter of Photography in the Americas (Cantor Arts Center, Stanford University, EUA, 2018) e a Bienal do Mercosul (Brasil, 2009). Recebeu, entre outros, o Fundo de Cultura (Uruguai, 2019), o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (Brasil, 2009) e o Prêmio Vida Artificial (Espanha, 2008), e realizou residências no Ircam/Pompidou e em MC93. (Paris). Entre 2015 e 2018 foi curador e diretor artístico da Red Bull Station. Atualmente é professor da pós EAD, Arte Contemporânea e Audiovisual (FAAP/Uol).
Programe-se
Zonas Críticas – 11 Vinhetas Minerais à Margem
Local: Sesc Pompeia - Espaço Cênico - R. Clélia, 93 - Água Branca, São Paulo - SP
Data: 12, 13 e 14 de fevereiro (quarta, quinta a sexta)
Horário: 20h30
Entrada gratuita (retirada de ingressos com 1 hora de antecedência)
Classificação: LivrePara mais informações, acompanhe a programação do Sesc Pompeia.
-
Zipper News: Resumo das Notícias de Arte – Janeiro 2025
Recapitule destaques de acontecimentos que movimentaram o circuito de arte no último mêsRecapitule alguns destaques que movimentaram o cenário artístico neste último mês. -
Felipe Góes na exposição coletiva “Ainda não é o fim do mundo” no Paço das Artes
Visitação: até 11 de maio de 2025Temos o orgulho de anunciar a participação do artista Felipe Góes na exposição “Ainda não é o fim do mundo”, que inaugura a programação de 2025 do Paço das Artes, em São Paulo. Com curadoria de Renato De Cara, a mostra reúne obras de 18 artistas que exploram as transformações da natureza e os impactos das ações humanas no meio ambiente, além de propor visões utópicas e reflexões sobre o futuro.
Felipe Góes apresenta trabalhos que dialogam com sua pesquisa em paisagens e cosmos, abordando questões relacionadas à produção e percepção de imagens. Sua pesquisa propõe novas formas de conexão entre o público e as paisagens, despertando memórias e experiências individuais, ao mesmo tempo que discute nosso papel no planeta e na contemporaneidade.
A exposição estará aberta ao público de 31 de janeiro a 11 de maio de 2025, com entrada gratuita.
Programe-se
Exposição: Ainda não é o fim do mundo
Abertura: 31 de janeiro de 2025, às 17h
Visitação: até 11 de maio de 2025
Local: Paço das Artes – R. Dr. Albuquerque Lins, 1345, Higienópolis, São Paulo, SP
Horário: Terça a sábado, das 11h às 19h; domingos e feriados, das 12h às 18h
Entrada gratuita -
Performance de Mauro Yamaguti na Zipper Galeria
30 de janeiro, quinta-feira, 17h30No contexto do 16º Salão dos Artistas Sem Galeria, atualmente em cartaz na Zipper Galeria, convidamos você para vivenciar a performance ao vivo de Mauro Yamaguti, “Transcrição".
Nesta potente ação, o artista utiliza uma caneta vermelha para transcrever textos extensos sobre um caderno de caligrafia. Com o acúmulo das palavras e da pressão, o papel se rompe, criando um desenho que remete à imagem de uma ferida.
A performance é acompanhada por outro artista que realiza a leitura do texto enquanto Mauro transcreve. A duração da performance pode variar conforme o ritmo da leitura e o texto escolhido.
Performance “Transcrição”, de Mauro Yamaguti
Data: 30 de janeiro, quinta-feira
Horário: 17h30
Local: Zipper Galeria – Rua Estados Unidos, 1494, São PauloEntrada gratuita.
Esperamos por você! -
Katia Maciel e o mar: encontro em quatro obras
A artista faz de sua produção um campo para pensar as relações entre natureza e espaço urbano.Katia Maciel, frame de “E todos os dias eu sonho com o mar”, 2024A artista faz de sua produção um campo para pensar as relações entre natureza e espaço urbano. -
Como as performances podem ser comercializadas?
Entenda como uma performance pode se desdobrar em diferentes formatos e como cada um deles é vendido.Mauro Yamaguti, “X minutos de desenho - tempo da performance”, 2024Entenda como uma performance pode se desdobrar em diferentes formatos e como cada um deles é vendido. -
Nos Bastidores da Arte: Willian Santos
Conheça a produção do mais novo artista representado pela Zipper GaleriaConheça a produção do mais novo artista representado pela Zipper Galeria
-
Salão dos Artistas Sem Galeria: 16 edições celebrando a renovação artística no Brasil
Conheça a história do evento que é vitrine de novos talentos da arteJoão Guilherme Parisi, “Toc-Toc! O cupido é um voyeur”, 2024Conheça a história do evento que é vitrine de novos talentos da arte há quinze anos. -
Zipper indica: 4 museus para visitar durante o recesso de final de ano da galeria
Confira as programações do MASP, Pinacoteca de São Paulo, CCBB e MAC-USP enquanto a Zipper Galeria estiver fechada para recessoConfira as programações do MASP, Pinacoteca de São Paulo, CCBB e MAC-USP enquanto a Zipper Galeria estiver fechada para recesso. -
Zipper News: Resumo das Notícias de Arte – Novembro 2024
Confira destaques de acontecimentos que movimentaram o circuito de arte no último mêsRecapitule alguns destaques que movimentaram o cenário artístico neste último mês.
-
Zipper Open: Seis obras da exposição para conhecer
Confira sobre as obras de Frans Krajcberg, Carlos Cruz-Díez, Roberto Burle Marx, Tomie Ohtake, Megumi Yuasa e Mira SchendelConfira sobre as obras de Frans Krajcberg, Carlos Cruz-Díez, Roberto Burle Marx, Tomie Ohtake, Megumi Yuasa e Mira Schendel -
Nos Bastidores da Arte: Marco Túlio Resende
Conheça mais sobre o mais novo artista representado pela Zipper GaleriaConheça mais sobre o mais novo artista representado pela Zipper Galeria
-
Arte em três dimensões: cinco esculturas em destaque na Zipper Galeria
Confira obras de Gustavo Rezende, Ana Holck, Consuelo Veszaro, Janaina Mello Landini e Marco Tulio ResendeAna Holck, Axioma I, 2024Confira esculturas de Gustavo Rezende, Ana Holck, Consuelo Veszaro, Janaina Mello Landini e Marco Tulio Resende. -
Emanoel Araújo: A Influência de um Artista, Curador e Gestor Visionário
O artista, cuja obra integra a atual exposição Zipper Open, marcou a história da arte como artista, gestor, curador e colecionador de arteRetrato de Emanoel Araújo. Foto: Eduardo Knapp / FolhapressO artista, cuja obra integra a atual exposição Zipper Open, marcou a história da arte não apenas com sua produção artística, mas também por sua atuação como gestor, curador e colecionador. -
Nos Bastidores da Arte: Ana Holck
Conheça mais sobre a artista que inaugura nova exposição na Zipper GaleriaObra de Ana HolckConheça mais sobre a artista que inaugura nova exposição na Zipper Galeria.
-
Zipper News: Resumo das Notícias de Arte – Outubro 2024
Confira destaques de acontecimentos que movimentaram o circuito de arte no último mêsRecapitule alguns destaques que movimentaram o cenário artístico neste último mês. -
Dia Nacional do Livro: artistas da Zipper Galeria indicam leituras
essica Costa, Ana Holck, Janaina Mello Landini, Consuelo Veszaro e Gustavo Rezende recomendam obras literárias que inspiram seus processos criativosInterior da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Via rascunho.comJessica Costa, Ana Holck, Janaina Mello Landini, Consuelo Veszaro e Gustavo Rezende recomendam obras literárias que inspiram seus processos criativos.
-
Dia das Crianças: 4 atividades educativas inspiradas em obras de artistas da Zipper Galeria
Solte a imaginação e a criatividade tendo como referência os processos criativos de Flávia Junqueira; André Feliciano; Celina Portella; Janaina Mello LandiniVista da exposição Bosque Neural na Zipper Galeria. Créditos: Gui GomesSolte a imaginação e a criatividade tendo como referência os processos criativos de Flávia Junqueira; André Feliciano; Celina Portella; Janaina Mello Landini
-
Zipper News: Resumo das Notícias de Arte – Setembro 2024
Confira destaques de acontecimentos que movimentaram o circuito de arte no último mêsMarcelo Tinoco, Jardim Impressionista, 2023De exposições dos artistas da Zipper Galeria às notícias mais relevantes, recapitule alguns destaques que movimentaram o cenário artístico neste último mês e programe seu calendário de outubro. -
Camille Kachani assina vitrine de nova loja da Hermès
O artista, representado pela Zipper Galeria, levou seu universo de entrosamento entre natureza e cultura para a entrada da nova unidadeO artista, representado pela Zipper Galeria, levou seu universo de entrosamento entre natureza e cultura para a entrada da nova unidade da marca de moda em São Paulo. -
ArtRio: três exposições paralelas à feira para visitar
Katia Maciel, Luiz Zerbini e Celina Portella, artistas que compõem o acervo da Zipper Galeria, ganham destaque em exposições pela cidadeCelina Portella, Corte 3, 2019Com a aproximação da ArtRio, a cidade será pelas próximas semanas um ponto de encontro de diversas exposições imperdíveis, inclusive mostras de artistas que compõem o acervo da Zipper Galeria. Confira três indicações para visitar.
-
Conheça três obras de Rodrigo Braga, feitas na Floresta Amazônica
Nas obras do artista representado pela Zipper Galeria, o reino animal e vegetal se confundemFrame de “Mentira Repetida”, 2011Em razão do Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, apresentamos o trabalho do artista Rodrigo Braga.
-
Nos Bastidores da Arte: Ivan Grilo
Conheça o mais novo artista representado pela Zipper GaleriaConheça o mais novo artista representado pela Zipper Galeria.
-
Conheça três obras da Zipper Galeria que parecem pinturas, mas não são
Adriana Duque, Janaina Mello Landini e Marcelo Tinoco trazem relações pictóricas para diferentes linguagensJanaina Mello Landini, Labirinto Espelho - Série I - AAdriana Duque, Janaina Mello Landini e Marcelo Tinoco trazem relações pictóricas para diferentes linguagens -
Zipper News: Resumo das Notícias de Arte – Julho 2024
Confira destaques de acontecimentos que movimentaram o circuito de arte no último mêsRegistro de divulgação da obra de Flávia Junqueira no Teatro Tivoli BBVA, em LisboaDe exposições internacionais dos artistas da Zipper Galeria às notícias mais relevantes, recapitule conosco alguns destaques que movimentaram o cenário artístico neste último mês. -
Seis filmes indicados por artistas da Zipper Galeria
Os artistas André Feliciano, Laura Villarosa, Camille Kachani, Nina Pandolfo e Katia Maciel compartilham os filmes que inspiram suas produçõesFrame de Miss Potter (2006)Os artistas André Feliciano, Laura Villarosa, Camille Kachani, Nina Pandolfo e Katia Maciel compartilham os filmes que inspiram suas produções
-
3 obras de arte contemporânea para inspirar o seu jantar
Sophie Calle, Judy Chicago e André Feliciano propõem o encontro entre a arte e a gastronomiaSophie Calle, The Chromatic Diet, 1997Sophie Calle, Judy Chicago e André Feliciano propõem o encontro entre a arte e a gastronomia
-
Conheça 3 técnicas fotográficas históricas presentes na obra de André Feliciano
O artista faz uso de procedimentos como Impressão Salgada, Viragem e Coloração Manual, em obras contemporâneasVista da exposição “O Ateliê Fotográfico de André Feliciano” na Zipper GaleriaO artista faz uso de procedimentos como Impressão Salgada, Viragem e Coloração Manual, em obras contemporâneas -
Zipper News: Resumo das Notícias de Arte – Junho 2024
Confira destaques acontecimentos que movimentaram o circuito de arte no último mêsImagem: © Animal RisingDe exposições dos artistas da Zipper Galeria às notícias mais relevantes, recapitule conosco alguns destaques que movimentaram o cenário artístico neste último mês.
-
Dia Mundial da Arquitetura: 2 artistas contemporâneos inspirados pela construção civil
Entenda como a arquitetura inspira a produção de Hildebrando de Castro e Ana HolckHildebrando de Castro, Sem título, 2024Entenda como a arquitetura inspira a produção de Hildebrando de Castro e Ana Holck -
Zipper Open: 5 obras da exposição para conhecer
Confira uma palinha da exposição de arte do mercado secundário da Zipper GaleriaVista da exposição Zipper Open. Crédito: Gui GomesConfira uma palinha da exposição de arte do mercado secundário da Zipper Galeria -
Mercado de arte: quais as diferenças entre primário e secundário?
Fique por dentro da rota de valorização de uma obra de arteLeonilson, O Que Eles Gostam, 1988Fique por dentro da rota de valorização de uma obra de arte e descubra quais as vantagens de cada setor do mercado de arte -
Amor e arte: Conheça três casais de artistas contemporâneos
Uma seleção de artistas contemporâneos para você entrar no clima do Dia dos NamoradosChristo e Jeanne-Claude durante a execução de seu trabalho, The Gates, Central Park, Nova York. Fotografia de Wolfgang Volz.Para entrar no clima de Dia dos Namorados, selecionamos alguns casais de artistas para você descobrir.
-
Zipper News: Resumo das Notícias de Arte – Maio 2024
Confira 6 destaques de exposições e acontecimentos que movimentaram o circuito de arte no último mêsCrédito da imagem: The TimesDe exposições dos artistas da Zipper Galeria pelo Brasil e pelo mundo, à negociação em andamento para a abertura de uma filial do Centre Pompidou no Brasil, passando pelo debate acalorado em torno do polêmico retrato do rei Charles III, recapitule conosco alguns destaques que movimentaram o cenário artístico neste último mês.
-
Monumentalidade artística: confira 4 obras de grande formato na Zipper Galeria
Carolina Ponte, Ricardo Rendón, Daniel Mullen e Rizza são alguns dos artistas que se destacam nesta linguagemRizza, A Criação, 2020Com uma atuação contemporânea e diversificada, a Zipper Galeria é conhecida por abranger diversas linguagens em seu acervo. Em particular, nesta seleção especial, nos concentramos em uma coleção de obras de grandes formatos.
-
Arte em Sintonia com a Natureza: Três Perspectivas Contemporâneas Brasileiras
Conheça Frans Krajcberg, Camille Kachani e Marcelo Tinoco, três artistas cujos trabalhos foram influenciados pela riqueza natural do paísMarcelo Tinoco, Natureza Viva (detalhe), 2015Conheça Frans Krajcberg, Camille Kachani e Marcelo Tinoco, três artistas cujos trabalhos foram influenciados pela riqueza natural do país. -
Arte e Maternidade: Uma Reflexão Sobre a Obra de Nina Pandolfo
Neste Dia das Mães, analise conosco a obra “Resiliência” de Nina PandolfoNina Pandolfo, Resiliência, 2023Neste Dia das Mães, analise conosco a obra “Resiliência” de Nina Pandolfo.
-
Quatro Artistas Mulheres que Redefinem a Arte Têxtil Contemporânea
Conheça artistas mulheres que subvertem a tradição da técnica.Jéssica Costa, Sobejos VI: entre nós duas , 2024Conheça artistas mulheres que redefinem a tradição da técnica têxtil. -
Da Renascença à Contemporaneidade: 3 obras inspiradas pela dança
Pieter Bruegel, o Velho, Henri Matisse e Monica Piloni para inspirar o Dia Internacional da DançaMônica Piloni, “Bailarina”, 2020No Dia Internacional da Dança, escolhemos três obras significativas — uma do Renascimento, outra do Modernismo e uma contemporânea — para você se inspirar. -
Grandeza nos detalhes: confira 4 obras de pequeno formato na Zipper
Camila Soato, Celina Portella, Flávia Junqueira e Laura Villarosa, são algumas das artistas que se destacam nesta linguagemLaura Villarosa, Floração 9, 2023Com uma atuação bastante contemporânea e diversificada, a Zipper Galeria é conhecida por abranger diversas linguagens em seu acervo. Em particular, nesta seleção especial, nos concentramos em uma coleção de obras de pequenos formatos.
-
A urgência das questões climáticas em 4 obras de arte
As obras de Denilson Baniwa, Olafur Eliasson, Vigas e Agnes Denes nos alertam sobre a nossa relação com o meio ambienteInstalação “The Weather Project”, de Olafur Eliasson, exibida na Turbine Hall da Tate Modern, em Londres, 2003.As obras de Denilson Baniwa, Olafur Eliasson, Vigas e Agnes Denes nos alertam sobre a nossa relação com o meio ambiente. -
4 perspectivas feministas por meio de obras de arte contemporâneas
Camila Soato, Barbara Kruger, Monica Piloni e Emma Amos abordam questões provocativas sobre a relação entre a mulher e a sociedade.Monica Piloni em seu estúdio. Imagem do instagram da artistaCamila Soato, Barbara Kruger, Monica Piloni e Emma Amos abordam questões provocativas sobre a relação entre a mulher a sociedade
-
Você sabe o que é site-specific?
Confira a definição, origem, particularidades e exemplos deste conceitoFlávia Junqueira, Real Gabinete Português de Leitura #5, 1837, 2021Você já ouviu falar no termo "site-specific"? Enquanto aquecermos os tamborins para a exposição "Rêverie" de Flávia Junqueira, onde se destacará uma obra neste formato, convidamos você a conferir um breve panorama sobre sobre a origem deste conceito, sua história e particularidades. -
Flávia Junqueira responde sete perguntas sobre sua pesquisa artística
Mergulhe no processo criativo por trás da artista representada pela ZipperChâteau de Fontainebleau, 1137 (fachada), FranceA artista Flávia Junqueira, representada pela Zipper, é amplamente conhecida por fotografar patrimônios históricos preenchidos com balões de gás hélio e, assim, conceber cenas que combinam o real com o fictício, o presente com o passado, o adulto com a criança. -
Qual obra de arte te representa neste carnaval?
Trouxemos quatro principais perfis de pessoas no carnaval, representados, é claro, por obras de arte para você se identificar.Trouxemos quatro principais perfis de pessoas no carnaval, representados, é claro, por obras de arte para você se identificar -
Conheça a exposição de Consuelo Veszaro, artista convidada do Zip’Up
Conheça mais sobre a produção da artista que está exibindo na ZipperConheça mais sobre a produção da artista que está exibindo na Zipper
-
Para além de artista, outras 7 profissões em artes visuais
Conheça o significado de termos como “curador”, “art advisor”, “galerista” e outrosVia Sotheby’sVocê já se perguntou quais opções de profissão existem na área de artes visuais? Ou então você já até ouviu termos como “curador”, “art advisor” e “marchand”, mas nunca soube exatamente o que eles significam? Pois este artigo é para você.
-
Exposições de arte imperdíveis e gratuitas para conferir no aniversário de São Paulo
Selecionamos quatro exposições de destaque para você conferir na cidade aniversarianteSelecionamos quatro exposições de destaque no circuito de arte para você conferir na cidade aniversariante -
O que 2024 promete para os apreciadores das artes visuais?
Fique por dentro das grandes exposições que darão o tom do anoRamonn vieitez, Retrato do tempo, 2023. Trabalho que será exibido no Salão dos Artistas Sem Galeria em 2024.Antecipando as inovações e inspirações que irão moldar o cenário artístico brasileiro em 2024, trazemos alguns "spoilers" das exposições que prometem influenciar significativamente o circuito e as discussões no mundo das artes no Brasil.
-
Zipper Galeria anuncia a representação do artista Felipe Góes
Conheça o artista que, com suas paisagens imaginárias e cores vibrantes, passa a integrar o time da ZipperFelipe Góes, Pintura 419, 2022Conheça o artista que, com suas paisagens imaginárias e cores vibrantes, passa a integrar o time da Zipper -
3 indicações para os amantes das artes assistirem na Netflix
Selecionamos os melhores títulos sobre arte lançados neste ano no streamingSelecionamos os melhores títulos sobre arte lançados neste ano no streaming
-
Onde encontrar os artistas da Zipper no mês de dezembro?
Confira 5 exposições que exibem nossos artistasJanaina Mello Landini, Ciclotrama 310 (da série Superstrato ), 2023Confira cinco exposições de arte que exibem obras de artistas representados pela Zipper Galeria. -
5 curiosidades para você descobrir na exposição de Nina Pandolfo
A artista deixou diversos “easter eggs” escondidos em sua individual “Suplementos” na Zipper GaleriaVista da exposição “Suplementos” de Nina Pandolfo na Zipper Galeria. Crédito: Felipe BerndtA artista Nina Pandolfo deixou diversos “easter eggs” escondidos em sua individual “Suplementos” na Zipper Galeria -
Mês da Consciência Negra: perspectivas pelas lentes das artes visuais
Conheça quatro obras de artistas contemporâneos que oferecem diferentes perspectivas sobre a questão racialO nascimento de Eva, 2018, Harmonia RosalesCom a aproximação do Dia da Consciência Negra, destacamos quatro notáveis trabalhos de artistas contemporâneos que oferecem diferentes perspectivas sobre a questão racial, que você precisa conhecer. -
Nos Bastidores da Arte: André Penteado
Conheça mais sobre o artista que cruza temporalidades e desafia os limites da fotografia documentalAndré Penteado, série Cabanagem, 2015Conheça mais sobre o artista, representado pela Zipper, que cruza temporalidades e desafia os limites da fotografia documental. -
Onde encontrar os artistas da Zipper no mês de novembro?
5 exposições gratuitas em São Paulo que apresentam nossos artistasFachada da Zipper Galeria.Confira cinco exposições gratuitas de arte em São Paulo que exibem obras de artistas representados pela Zipper Galeria.
-
Fique por dentro da exposição de Nina Pandolfo
Confira alguns destaques sobre a mais recente exposição da artista representada pela ZipperNina Pandolfo, Carregue seu universo com você, 2023Confira alguns destaques sobre a mais recente exposição da artista representada pela Zipper
-
Dia das crianças: 4 programações pelos museus brasileiros
Destacamos as mais imperdíveis atividades gratuitas de diferentes capitaisEAV - Jornadas de Outubro. Crédito: Paulo Barros/Divulgação.Selecionamos quatro destaques de atividades gratuitas para a família aproveitar com as crianças no museu. -
Conheça a exposição de Felipe Góes, artista convidado do Zip’Up na Zipper
Disco Celeste apresenta um conjunto de paisagens naturais e cósmicas em pinturasVista da exposição Disco Celeste na Zipper Galeria.Conheça mais sobre a produção do artista que está exibindo na Zipper um conjunto de pinturas de paisagens naturais e cósmicas -
35ª Bienal de São Paulo
Entenda a proposta da exposição brasileira mais aguardada do anoVista da 35ª Bienal de São Paulo. Cortesia da Fundação Bienal/Divulgação.Entenda a proposta da exposição brasileira mais aguardada do ano
-
Conheça a exposição de Camila Soato na Zipper Galeria
Com uma abordagem impregnada de deboche e ironia, a artista convida o público a repensar a história da arte e seus heróisVista da exposição “Piriquitão Night Club: o patriarcado é um saco” na Zipper Galeria. Crédito Gui Gomes“Piriquitão Night Club: o patriarcado é um saco” é a quarta individual de Camila Soato na Galeria -
Guia prático: tudo o que você precisa saber sobre a ArtRio 2023
Tire as principais dúvidas sobre a feiraVista da ArtRio na Marina da Glória. Via artrio.com.A feira de arte realiza sua 13ª edição na Maria da Glória e, por isso, viemos tirar suas principais dúvidas sobre o evento. -
Nos bastidores da arte: Jessica Costa
Conheça a artista recém-representado pela ZipperConheça a artista recém-representado pela Zipper Galeria. -
Guia prático: tudo o que você precisa saber sobre a SP-Arte Rotas Brasileiras
Tire as principais dúvidas sobre a feiraSP–Arte Rotas Brasileiras, ARCA, São Paulo, Brasil, 2022. Divulgação/SP–ArteA feira de arte realiza sua 2ª edição no ARCA e, por isso, viemos tirar suas principais dúvidas sobre o evento. -
Conheça Bruno Borne, convidado do Zip’Up na Zipper
A exposição “Pulso Polar” reúne uma série de obras inéditas que borram os limites entre a realidade e a simulaçãoRetrato de Bruno Borne, 2023. © Renato ParadaConheça mais sobre a produção do artista que está exibindo na Zipper um conjunto de obras inéditas que borram os limites entre a realidade e a simulação.
-
Onde encontrar os artistas da Zipper no mês de agosto?
5 exposições gratuitas entre São Paulo e Rio de Janeiro que apresentam nossos artistasFábio Baroli, Gênesis, 2023Confira cinco exposições gratuitas de arte entre São Paulo e Rio de Janeiro que exibem obras de artistas representados pela Zipper Galeria. -
Conheça cinco perspectivas sobre a paternidade por meio da arte
De reflexões de sobre papéis sociais a cenas comoventes, estes artistas refletem a figura paternaEm homenagem ao Dia dos Pais, trouxemos 5 obras que refletem diferentes perspectivas sobre a paternidade.
-
Nos bastidores da arte: Fábio Baroli
Conheça mais sobre o artista representado pela ZipperRetrato de Fábio Baroli. Crédito: Divulgação.Conheça mais sobre o artista representado pela Zipper.
-
Dia dos avós: obras para celebrar o envelhecimento
Arte e criatividade na terceira idadeFoto da série "Mamma in the Meantime" do artista Tony LucianiEm celebração do Dia dos Avós, conheça alguns retratos que celebram o envelhecimento distante dos estereótipos etaristas. -
Tudo o que você precisa saber sobre Bienal de Veneza x Bienal de São Paulo
Você conhece as duas mais antigas e relevantes Bienais do mundo?Coletivo curatorial da 35ª Bienal de São Paulo, da esquerda para a direita: Manuel Borja-Villel, Diane Lima, Grada Kilomba e Hélio Menezes © Levi Fanan / Fundação Bienal de São PauloHoje em dia, existem centenas de Bienais pelo mundo. Mas duas se destacam como as mais antigas e mais relevantes, sendo que uma delas é brasileira. Entenda com a gente tudo o que você precisa saber sobre as Bienais de Veneza de São Paulo. -
6 obras para refletir sobre a urgência da proteção às florestas
Em decorrência do Dia de Proteção às Florestas, conheça 6 obras de arte que atuam como ferramenta de ativismo ambientalEm decorrência do Dia de Proteção às Florestas, selecionamos 5 obras de artistas contemporâneos brasileiros que usam a arte como ferramenta de promoção do ativismo ambiental.
-
Exposições de arte para levar as crianças em São Paulo
Aproveite as férias escolares para curtir exposições de arte com a famíliaSelecionamos as melhores dicas de exposições de arte para você curtir com a criançada no mês de julho de 2023 -
O que são feiras de arte?
Entenda como surgiram e como funcionam atualmenteVista do estande da Zipper na SP-Arte 2023. Foto: Gui GomesEntenda como surgiram e como funcionam atualmente.
-
Nos bastidores da arte: Leandro Mendes_Vigas
Conheça o artista recém-representado pela ZipperApparatus 1010 - Noor Riyadh , 2022Conheça o artista recém-representado pela Zipper
-
Últimas semanas da coletiva “Ritos e alegorias” na Zipper Galeria
Conheça a exposição onde a arte e natureza se encontramVista da exposição “Ritos e alegorias” na Zipper GaleriaA exposição reúne 16 artistas contemporâneos brasileiros que têm em comum o interesse em investigar a temática da natureza, perpassando desde aspectos mágicos e poéticos, até políticos.
-
No mês do Orgulho LGBTQIAP+, conheça 4 artistas que celebram o amor em suas obras
Uma seleção de artistas contemporâneos para você entrar no clima do Dia dos NamoradosO amor está no ar! Para já entrarmos no clima de Dia dos Namorados, no mês em que se celebra o Orgulho LGBTQIAP+, selecionamos alguns artistas que inspiram romance em suas obras.
Notícias
página
1
de 2