ARTISTA

Camila Soato

Camila Soato
  • Fuleragem Polissistêmica nº 5, primeira individual da artista brasiliense Camila Soato em São Paulo e que fecha o ano de 2013 do projeto Zip’Up, pode ser vista como uma grande instalação pictórica, em que o desenho e o tridimensional também têm espaço, e que se aproxima de um certo olhar amador da arte cinematográfica.

    O versátil espaço da sala destinada a novos artistas foi ocupado por pequenas narrativas, algumas próximas fisicamente, outras a certa distância e vistas isoladamente, mas que remetem ao prazer e à fascinação das experiências primevas da imagem em movimento. Assim, as telas/stills são como snapshots que beiram o malfeito, o escatológico, o vulgar, e, que, juntos, criam outros sentidos. Ao mesmo tempo em que o prosaico é vetor poético, as especificidades do campo da pintura não se intimidam. Escorridos, pequenas zonas de cor onde o matérico se impõe, um jogo de vazios e incompletudes com áreas mais concentradas e um fundo bege em todos os trabalhos ajudam a compor o estilo particular da produção apresentada agora.

    O ar desleixado e as figuras esdrúxulas que dominam as composições da artista podem dar a falsa ideia de que o intuitivo e o superficial estejam no fazer diário dela. Nada mais falso. Soato tem disciplina algo monástica de ateliê, produzindo diariamente não apenas debruçada sobre os chassis e de pincel à mão, mas buscando um repertório de referências imagéticas variadas, via web ou outro tipo de registro (nada muito rebuscado, contudo), e lendo diversas fontes, da filosofia à literatura. Olhando atentamente, pode se encontrar essa centelha do descontrole, como se as proposições visuais de Soato unissem histórias pulp, cenas dos arrebaldes romanos dos filmes de Pasolini, escritos de Foucault e registros fotográficos descartados de álbuns de família, de imagens sépia a retratar crianças em atitudes não elogiáveis e afetuosas com amigos distintos, como bichos de pelúcia e cães vira-latas.

    A montagem mais horizontal faz também aumentar a melancolia das cenas criadas pela artista. Muito forte nesse sentido foi o traço do grafite mais presente nas composições, gerando novos diálogos com a matéria, a luz e as cores da pintura. Soato parece trazer, sem nenhuma situação forçada, um ambiente de solidão e da fantasia como escape rotineiro, tendo como fundo as paisagens sem verticalidades do Brasil central. Dá quase para sentir o ar muito seco, a falta de referências visuais de metrópoles, a terra batida, com carros e motos velhos a levantar poeira estrada afora. Urbes singulares, como se o modernismo arquitetônico de Le Corbusier, em versão tropical, se desfizesse e se aproximasse mais de conurbações habitadas por personagens à margem saídos de livros de um Cormac McCarthy, por exemplo.

    Nesse conjunto, importantes são os dípticos exibidos pela artista, em especial o que retrata uma menininha a abraçar um jacaré, em trabalho de maior escala que os demais. O que fita tal garotinha? Essa desconfortável resposta, como a mostrar algo sempre à espreita, um perigo iminente, mas que parece apenas passear pelos cenários, provoca essa inquietude que incomoda e permanece na retina e no pensamento do observador após visita à Fuleragem Polissistêmica nº 5.

    Mario Gioia, 2013

  • Camila Soato
    Brasília DF, Brasil [Brazil], 1985
    Vive e trabalha em [lives and works in] Brasília DF, Brasil [Brazil]

    Formação [Education]

    2013
    .Mestrado [Master Degree]. Artes Visuais [Visual Arts], UnB - Universidade de Brasília, Brasília, Brasil [Brazil]

    2010
    Artes Plásticas [Fine Arts]. UnB - Universidade de Brasília, Brasília, Brasil [Brazil]

    Exposições individuais [Solo exhibitions]

    2015
    .Uma diva, uma louca, uma macumbeira, meu deus ela é demais!. Artur Fidalgo
    Galeria, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]

    2014
    .Nobres sem Aristocracia: Projeto Vira-Latas Puros nº 51. Zipper Galeria, São Paulo,
    Brasil [Brazil]

    2013
    .Fuleragem Polissistêmica Nº 05. Zipper Galeria, São Paulo, Brasil [Brazil]
    .Vira-Latas Tecnológicos: inserções pictóricas no espaço urbano. Galeria Espaço Piloto, Brasília DF, Brasil [Brazil]

    2011
    .O Descuido Vira-Latas, Fuleragem e Bundas. Galeria Espaço Piloto, Brasília, DF Brasil [Brazil]

    2011
    .Situações. Galeria da América Latina, Brasília DF, Brasil [Brazil]
    .Situações. Espaço Cultural UNESC, Criciúma, Brasil [Brazil]
    .Situações. Galeria Espaço Piloto, Brasília DF, Brasil [Brazil]

    Exposições Coletivas [Group Exhibitions]

    2017
    .A luz que vela o corpo é a mesma que revela a tela. CAIXA Cultural Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]

    2016
    .Ao amor do público. Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]
    .De|Generadas. Sesc Santana, São Paulo, Brasil [Brazil]

    2014
    .Entre Dois Mundos – Arte Contemporânea Japão-Brasil. Museu Afro Brasil, São Paulo, Brasil [Brazil]

    2013
    .Finalistas do Prêmio Investidores Profissional em Arte (PIPA). Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]
    .Idolatria Vâ. Galeria Laura Marsiaj, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]
    .Mirante. MUV Gallery, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]
    .Retrato: Autoretrato. MUV Gallery, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]
    .Primeira Vista. Amarelonegro Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]
    .Abre Alas. A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]

    2012
    .64º Salão Paranaense de Arte Contemporânea. Museu de Arte Contemporânea do Paraná MAC/PR, Curitiba, Brasil [Brazil]
    .Espelho Refletido: O Surrealismo e a Arte Contemporânea Brasileira. Espaço Cultural Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]
    .31º Salão Arte Pará. Museu Histórico do Estado do Pará, Belém, Brasil [Brazil]
    .Gambiarras. Galeria Espaço Piloto, Brasília DF, Brasil [Brazil]
    .Dialetos. Centro Cultural, Goiânia, Brasil [Brazil]
    .Dialetos. Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil [Brazil]
    .Diálogos de Resistência. Museu Nacional da República, Brasília DF, Brasil [Brazil]
    .18º Salão UNAMA de Pequenos Formatos. Universidade da Amazônia, Belém, Brasil [Brazil]

    2011
    .17º Salão UNAMA de Pequenos Formatos. Universidade da Amazônia, Belém, Brasil [Brazil]
    .Salão/Residência Fora do Eixo. Espaço Cultural Renato Russo, Brasília DF, Brasil [Brazil]
    .1° Salão de Arte Contemporânea do Centro Oeste. Centro Cultural Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil [Brazil]

    2010
    .Brasília Outros 50. Galeria Fayga Ostrower, FUNARTE, Brasília DF, Brasil [Brazil]

    2010
    .16º Salão UNAMA de Pequenos Formatos. Universidade da Amazônia, Belém, Brasil [Brazil]
    .Presenças de Cor. Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil [Brazil]

    2009
    .Salão 1º Prêmio Espaço Piloto de Arte Contemporânea. Galeria Espaço Piloto, Brasília DF, Brasil [Brazil]
    .28º Salão Arte Pará. Belém, Brasil [Brazil]  

    Prêmios [Awards]

    .Prêmio Aquisição [Aquisition Award]. 16º Salão UNAMA de Pequenos Formatos. Universidade da Amazônia, Belém, Brasil [Brazil]
    .Melhor Exposição [Best Exhibition]. Prêmio PIPA Voto Popular, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]
    .Prêmio Salão de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil [Brazil]
    .64º Salão Paranaense de Arte Contemporânea. Museu de Arte Contemporânea do Paraná MAC/PR, Curitiba, Brasil [Brazil]
    .Bolsa Funarte Estímulo à Produção em Artes Visuais 2012 [Research and Production Scholarship]
    .Projeto Vira-latas Tecnológicos: inserções pictóricas no espaço urbano, Brasil [Brazil]

  • exposições

SCROLL